Ler é...


“ …delfim é o engenheiro Tomás Manuel Palma Bravo. Uma espécie de cognome, entre outros de menor valia e alcance…” e O DELFIM é título de um romance, este romance onde se fala da vida e da morte.

Neste romance José Cardoso Pires olhou a realidade do seu país como se fosse a trama de uma intriga policial.


“Devo ter passado pelo sono – não muito tempo, o suficiente para distinguir na escuridão a mancha cinzenta da janela. Serão, quê, quatro horas? Acendo a luz e leio…”

Aproveitámos estas linhas do romance para dar a conhecer as respostas de alguns alunos à questão: PARA TI, O QUE É LER?


 Ler para mim é... sobretudo imaginação porque nem tudo é dito. Alexandre Batista

 Ler para mim é… embarcar num sonho que é o texto.
Bruno Nunes

 Ler para mim é… perceber o interior de um determinado texto, seja poesia, aventura, notícias… O importante é chegar ao seu significado.
Rogério Ramos

 Ler para mim é… descobrir coisas novas sobre o mundo e, muitas vezes, sobre nós próprios.
Paula Guterres

 Ler para mim é… ir até onde a nossa imaginação quiser. É descobrir coisas novas, sejam elas reais ou imaginárias. É deslocarmo-nos sem sair do mesmo sítio, é aprender...
Sofia Canelo

 Ler para mim é… tentar descobrir coisas novas, entrar num mundo de fantasia e do imaginário.
Luís Ponciano

 Ler para mim é… algo que nos transporta para uma viagem pelo mundo das palavras e da magia. Ler faz-nos voar!
Vera Quelhas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual