O seu sorriso é a distância fluida, a subtileza do ar. [4]

Dia Internacional da Mulher [ 8 de Março ] “O seu sorriso é a distância fluida, a subtileza do ar.” [In A Mulher poema de Ramos Rosa].

É impossível falar dos movimentos das mulheres sem pensar em Maria de Lourdes Pintasilgo.
Desde muito cedo se manifestou contra a discriminação das mulheres, não aceitando que não tivessem igualdade de oportunidades em aceder a todas as tarefas, quaisquer que elas fossem.
Em 1953, com 23 anos, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. A sua opção por esta licenciatura foi assumida como um sinal e um desafio, pois desejava mostrar que a indústria e a técnica eram também acessíveis às mulheres.
Sempre defendeu a ideia de construção de uma sociedade na qual as mulheres tinham um papel activo e, se no poder, esse papel conduziria a uma melhoria das condições de vida.
Em 1974 como Ministra dos Assuntos Sociais concebeu um programa de acção que mereceu a classificação de programa-modelo, por parte do Secretariado do Desenvolvimento Social para a Europa, organismo da ONU.
Em 1975 foi Presidente da Comissão da Condição Feminina, permanecendo em funções até à tomada de posse como embaixadora junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Foi eleita membro do Conselho Executivo da UNESCO, por proposta dos países ocidentais, pelo reconhecimento das suas capacidades na resolução de problemas.
Em 31 de Julho de 1980 tomou posse com Primeira-Ministra de Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual