Hubble: 19 anos ao serviço da ciência


A ideia de construir um telescópio e colocá-lo no espaço remonta a 1923 e é atribuída ao cientista alemão Hermann Oberth. Em 1946 Lyman Spitzer Jr., um astrofísico americano, propôs a construção de um observatório espacial mas decorreram mais de quarenta anos até que entrou em funcionamento, decorria o dia 24 de Abril de 1990, o telescópio espacial

estrela supergigante vermelha

Hubble que marca de forma incontornável a astronomia. As fantásticas descobertas que já proporcionou ultrapassaram o limite do imaginado. As imagens de estrelas, galáxias, objectos exóticos, planetas…não deixaram ninguém indiferente.
Com um histórico incrível de descobertas, é simplesmente impossível ter uma ideia da sua contribuição para o futuro das ciências ligadas ao espaço pois semanalmente envia informação que depois de arquivada corresponde a 18 DVD’s completos!
Dotado de uma resolução extraordinária permite, associado a técnicas computacionais, distinguir objectos brilhantes até menos de dois metros [imagina os faróis de um carro] e à distância da Terra à Lua.
O Hubble dá uma volta à Terra em cada 97 minutos. Neste momento pode estar do outro lado do planeta ou… a passar sobre ti. Descobre onde ele está com um simples clic em:
http://hubblesite.org/the_telescope/where.a.s_hubble_now/basic_version.php

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual