A maior aventura do Homem

por: Inês Afonso. 12ºCT2

No meio de tantas aventuras, o homem tenta superar-se a si próprio e tenta superar a natureza… e essa tem sido a maior delas todas.
A vontade de mais levou o Homem até à Índia, até ao Brasil, trouxe o telefone, o comboio e o carro… essa vontade criou o computador, criou bebés em laboratório, obrigou a guerras, fez avançar a ciência e o conhecimento até áreas que apenas faziam parte do mais profundo sonho da humanidade! Cria-se e desfaz-se vida a cada segundo, contrariam-se as regras mais altas - as regras que a mãe natureza dita -, ultrapassam-se todos os obstáculos aos mais ambiciosos objectivos e não se ouvem os avisos sobre o risco de sobrevivência.
Claro que no meio de tanta ambição e tantos sonhos o que mais alto se faz ouvir é o verbo “arriscar”, calando o medo e a insegurança. E a força que move toda esta aventura é o amor pelo desconhecido. Mas este amor cego tem feito esquecer o respeito e a gratidão por um lugar que nos criou, que tudo nos deu, que tornou possível todos os sonhos do homem e que, agora, se mostra frágil e destruído. O nosso planeta, o nosso sítio.
Daqui para a frente, a maior aventura do homem será assegurar o futuro da humanidade e tornar sustentável uma vida com qualidade para as próximas gerações, para que possam sonhar como nós temos sonhado. Aqui ou noutro planeta. Será este o maior desafio do homem: depois de se superar a si próprio, ultrapassar os obstáculos que criou, corrigir todos os erros e chegar ao futuro com sonhos! Não fazer dele um fim, mas fazer com que o futuro tenha realmente futuro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual