27 de fevereiro de 2009

Guernica...3D


A pintura, da autoria de PICASSO,evidencia o sentimento de repúdio do artista ao bombardeamento,pelos aviões alemães, da pequena cidade espanhola em 1937.
Este painel, a preto e branco, pode ser visto no Museu Rainha Sofia em Madrid.

Ainda sobre o Dia Internacional da Língua Materna


Há 100 anos, 1909, Teófilo de Braga escrevia e citamos “ …embora pequenos no seu número, a par da ocupação de vastíssimos domínios, criou o povo português uma das mais belas línguas românicas, e nela os seus escritores, poetas, historiadores, viajantes e filósofos produziram uma opulenta literatura que seguiu a par e com brilhantismo a evolução das literaturas meridionais…”
“… essa literatura foi e ainda hoje é uma das forças morais que sustentam a nacionalidade e autonomia de Portugal…”
O Dia Internacional da Língua Materna não mereceu grande [qualquer?..] destaque ou referência no alinhamento dos noticiários das televisões, mas isso não tira à comemoração a importância que tem e merece!

22 de fevereiro de 2009

Foi assim há 40 anos...


O avião [ Concorde ] já não existe mas marcou a aviação comercial nos últimos 40 anos pois era o único transportador de passageiros que atingia duas vezes a velocidade do som!
Fica aqui o primeiro vôo, do primeiro avião Concorde.

20 de fevereiro de 2009

Dia Internacional da Língua Materna


21 de Fevereiro foi a data foi instituída pela UNESCO com o objectivo de valorizar a diversidade linguística e cultural da humanidade e, simultaneamente, promover a sua salvaguarda.
A BECRE, neste ano de 2009,assinala este dia com uma exposição de dicionários de línguas, que não a portuguesa,como Homenagem a todos quantos, na nossa Escola, hoje, são falantes da Língua Portuguesa, tendo usado outra como língua materna.

Língua Materna:

Como antigamente cabia, quase exclusivamente, às mães educar os filhos, chama-se por isso língua materna à primeira língua que as crianças aprendem desde o berço, que falam em casa e que dominam com facilidade a partir dos seis anos.

16 de fevereiro de 2009

Escola na ...Qualific@ 2009


A nossa Escola foi convidada, pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, a participar na “Qualifica 2009”, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego que decorreu na Exponor e, este ano, subordinada ao tema: Criatividade e Inovação através da Educação e Cultura.
De acordo com a organização do evento a Qualific@ visa “… incentivar o desenvolvimento das competências criativas, proporcionando novas aptidões que permitam aceitar a mudança como uma oportunidade e de abertura a novas ideias…”
Os Projectos do Empreendedorismo: “ETC –Efeito das Tintas nos Cabelos”, “Naturalmente do Mel ao Vinagre”, “Aprender, Brincando, com Triângulos e Sólidos Geométricos”, “Radão, o Inquilino Silencioso” e “ Geleias Medicinais” foram os nossos representantes no dia 15 de Fevereiro.

10 de fevereiro de 2009

... o papel do dicionário na aprendizagem


" O dicionário é um instrumento de trabalho que todos nós pensamos conhecer.
No entanto, ele não está presente no quotidiano do ensinar e do aprender nas diferentes disciplinas…"
É desta forma que é apresentado este caderno “O Dicionário na Aprendizagem da Língua Materna” e que se encontra à disponível na biblioteca.

Embora dirigida de forma particular para o trabalho dos professores, esta publicação do IE [Instituto de Inovação Educacional] com mais de dez anos merece um destaque especial agora que nos aproximamos do Dia Internacional da Língua Materna.

Nela são apresentadas fichas pedagógicas destinadas a clarificar o trabalho a realizar com os alunos e descrevendo aspectos que se consideram importantes na organização e desenvolvimento da actividade.
O dicionário é um recurso que desempenha um papel relevante no trabalho dos alunos e dos professores e merece, por isso, a nossa atenção.

6 de fevereiro de 2009

Campeonato superTmatik: Quiz de Geografia


Podes começar o treino pois a BECRE disponibiliza 3 baralhos de cartas. Os objectivos do campeonato:
- Fomentar o gosto pela aprendizagem da geografia;
- Contribuir para a aquisição e consolidação de conhecimentos geográficos;
- Reforçar a componente lúdica na aprendizagem da geografia;
- Promover o convívio entre alunos, professores e comunidade escolar.

3 de fevereiro de 2009

Lontras em Portugal


Este livro ilustrado, que hoje divulgamos, revela-nos os habitats da lontra, os seus hábitos e algumas histórias...
Vem conhecê-lo na tua BECRE.

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]