23 de abril de 2009

No Dia Mundial do Livro...


Esteve animada a tertúlia que envolveu alunos do 11º ano e professores da Escola e de Salamanca. Discutiu-se o livro [a sua função e a sua importância]numa sociedade em que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes.
Esta actividade que decorreu na sala de APA da Biblioteca da Escola estava inserida na Semana da Cultura e do Livro organizada pelo Departamento de Línguas Românicas.

Celebrar ABRIL

Há 35 anos a Revolução de Abril pôs fim a um período negro da história de Portugal e abriu o caminho para a construção de um regime democrático assente na participação dos cidadãos, na partilha, na liberdade, nos direitos humanos.
Celebramos Abril relembrando poemas e canções que souberam cantar a Liberdade. Iniciamos com Francisco Fanhais que há 40 anos editou o seu primeiro disco “Cantilenas”. Em 1971 vê-se forçado a emigrar para França pois é proibido de cantar, exercer o sacerdócio e ensinar nas escolas públicas.
Propomos que ouçam pequenos excertos de algumas das suas canções e em particular “Cantilena” inspirado num poema de Sebastião da Gama.

Cantilena



Cortaram as asas
ao rouxinol.
Rouxinol sem asas
não pode voar.
Quebraram-te o bico,
rouxinol!
Rouxinol sem bico
não pode cantar.


Que ao menos a Noite
ninguém, rouxinol,
ta queira roubar.
Rouxinol sem Noite
não pode viver.

17 de abril de 2009

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios



Para 2009 o ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios [18 de Abril] o tema: Património e Ciência.
O Museu Arqueológico Municipal do Fundão assinala este dia com uma visita às gravuras rupestres do rio Zêzere [Barroca, Fundão] e com a projecção de documentários[17 de Abril].

Nós sugerimos uma visita pelas oito capelas da cidade. Bom passeio.
A imagem evidencia um pormenor da capela do Espírito Santo.
Postal da colecção editada pela Câmara Municipal do Fundão e Escola Secundária do Fundão.1995.

16 de abril de 2009

Dia Mundial da Voz

O Dia Mundial da Voz é comemorado a 16 de Abril e foi instituído com o objectivo de sensibilizar as pessoas para a importância da voz e dos cuidados a ter para a manterem saudável.
A voz é uma característica intimamente relacionada com a necessidade do Homem comunicar. Ela é um produto da nossa evolução.
Cada voz possui um conjunto de características próprias como a frequência, a altura e o timbre e isso permite que dela se tenha uma percepção mais ou menos agradável.
Pela voz somos capazes de transmitir a ideia de interesse, cansaço, tristeza, alegria…
Ouçamos Villaret

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]