25 de maio de 2009

Provas de exame ... e não só! [1]

Agora que o ano lectivo se aproxima rapidamente do seu final abrimos um novo tema:
Exames Nacionais do Ensino Secundário.

Começamos por deixar como sugestão uma "ida" até ao Guia do Estudante e em particular ao site onde podes encontrar as provas "on-line" dos últimos anos.


21 de maio de 2009

29 e 30 de Maio - Projectos de Empreendedorismo



A escola vai estar aberta à comunidade e vai mostrar todos os projectos desenvolvidos neste ano 2008/2009 que agora se aproxima do seu final.

18 de maio de 2009

Hubble: 19 anos ao serviço da ciência


A ideia de construir um telescópio e colocá-lo no espaço remonta a 1923 e é atribuída ao cientista alemão Hermann Oberth. Em 1946 Lyman Spitzer Jr., um astrofísico americano, propôs a construção de um observatório espacial mas decorreram mais de quarenta anos até que entrou em funcionamento, decorria o dia 24 de Abril de 1990, o telescópio espacial

estrela supergigante vermelha

Hubble que marca de forma incontornável a astronomia. As fantásticas descobertas que já proporcionou ultrapassaram o limite do imaginado. As imagens de estrelas, galáxias, objectos exóticos, planetas…não deixaram ninguém indiferente.
Com um histórico incrível de descobertas, é simplesmente impossível ter uma ideia da sua contribuição para o futuro das ciências ligadas ao espaço pois semanalmente envia informação que depois de arquivada corresponde a 18 DVD’s completos!
Dotado de uma resolução extraordinária permite, associado a técnicas computacionais, distinguir objectos brilhantes até menos de dois metros [imagina os faróis de um carro] e à distância da Terra à Lua.
O Hubble dá uma volta à Terra em cada 97 minutos. Neste momento pode estar do outro lado do planeta ou… a passar sobre ti. Descobre onde ele está com um simples clic em:
http://hubblesite.org/the_telescope/where.a.s_hubble_now/basic_version.php

12 de maio de 2009

Geopolítica da Guerra...


Este projecto assume como objectivos "...desenvolver um conjunto de actividades culturais que levem as pessoas a especular e a reflectir acerca da temática muito geral da GUERRA, das suas causas e consequências, dos seus efeitos geográficos...e motivar a participação dos jovens na vida política, social,, económica e cultural do país..."

No dia 15 de Maio a Escola Secundária e a Câmara Municipal provem o fórum "Geopolítica da Guerra", pelas 21 horas, no auditório d'A Moagem.

10 de maio de 2009

Faz hoje 25 anos que o grande campeão nos deixou...


A 10 de Maio de 1984 morre Joaquim Agostinho considerado de forma quase unânime o melhor ciclista português de sempre.
Brilhou na Volta a Portugal, no Tour de França e na Vuelta [Espanha].
Foi quase por acaso que se iniciou no ciclismo e é apenas aos 25 anos que consegue a sua primeira grande proeza ao terminar a Volta a Portugal no 2º lugar, prova que venceria em 1970, 1971 (ano em foi eleito o melhor desportista português) e 1972.
No Tour em 1969 ganha a sua primeira etapa terminando no 8º lugar da classificação geral. Nas presenças seguintes venceu 5 etapas, entre elas a do Alpe d’Huez. Obteve dois honrosos 3º lugares e, já com 40 anos, foi 11°.
O grande campeão acabou por morrer vítima de uma queda, provocada por um cão, na volta ao Algarve de 1984. Tinha 41 anos!
Exemplo de força e de coragem merece que o recordemos.

4 de maio de 2009

Múltiplos... e prefixos

Os prefixos das unidades são utilizados para facilitar a escrita das mesmas quando elas estão expressas ou em valores muito grandes ou muito pequenos.
Para formar o múltiplo ou submúltiplo de uma unidade basta juntar um prefixo ao nome dessa unidade. Esta é a regra.
Por zazões históricas a unidade de massa, no SI: Sistema Internacional de Unidades, já contem um prefixo: quilograma.
Eventualmente já se viu confrontado com a necessidade de utilizar um múltiplo ou submúltiplo de uma unidade e não saber qual é!.. Deixamos aqui a nossa ajuda.

3 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa



Nunca é de mais recordar

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Artigo XIX
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

3 de maio de 2009

No Dia da Mãe


SÓ POR ISSO, MÃE

Mesmo que a noite esteja escura,
Ou por isso,
Quero acender a minha estrela.
Mesmo que o mar esteja morto,
Ou por isso,
Quero enfunar a minha vela.
Mesmo que a vida esteja nua,
Ou por isso,
Quero vestir-lhe o meu poema.
Só porque tu existes,
Vale a pena!

poema de Lopes Morgado, Mulher Mãe

imagem de P.Picasso

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]