Mensagens

A mostrar mensagens de Junho, 2009

Guia das profissões... na biblioteca

Imagem
Está disponível na biblioteca O Guia de Profissões.
Redigido numa linguagem simples e directa, tem como destinatários os jovens que tendo concluído o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente necessitam de escolher um curso de nível secundário.
Este guia é também direccionado para aqueles jovens que, tendo iniciado o secundário, pretendem redireccionar o seu percurso formativo.

Em suporte papel e DVD, apresenta um vasto conjunto de profissões que podem ser exercidas com o 12.º ano e uma qualificação profissional de nível 3.

Novos títulos

Mais alguns títulos que podes consultar na tua BECRE.

Brevemente apresentaremos algumas sugestões de leitura para o tempo de férias que agora se aproxima.
Está atento!

Provas de exame... e não só [2]

Imagem
Hoje começam os exames. Boa Sorte!
Na BECRE podes consultar os enunciados das provas que se vão realizando.



Um clic sobre a sobre a imagem e serás direccionado para um endereço do ME onde está disponível a informação mais pertinente sobre as provas, o objecto de avaliação, a estrutura e as características da prova, os critérios gerais de classificação, o material a utilizar,a duração da prova...
As informações apresentadas em cada documento [um por disciplina] não dispensam a consulta da legislação referida ou a leitura dos programas das disciplina, mas são uma ajuda!

Como evitar alguns erros... em Língua Portuguesa

Imagem
No átrio da entrada principal da Escola podes visitar uma exposição que dá a conhecer um conjunto, muito interessante, de erros que facilmente identificamos quando ouvimos alguém falar ou que encontramos divulgados na forma escrita.
Ordenados de A a Z são vários os exemplos de "pontapés na gramática" apresentados e de imediato corrigidos.
Uma oportunidade para conhecermos esses erros e, assim, evitar cometê-los.
Não deixes de visitar.

No Dia Mundial do Ambiente a Escola...

Imagem
No Dia Mundial do Ambiente a Escola vestiu-se de verde.

Alunos de várias turmas preencheram o átrio da entrada com trabalhos que, de forma crítica, chamam a atenção para os maus tratos a que temos submetido o nosso planeta;mas a mensagem é de esperança!


A estas vozes juntou-se a dos jovens da APPACDM do Fundão que nos deixaram uma mensagem visual extraordinária. Deixamos aqui, também,a foto.
Mas não se resume à exposição de trabalhos o programa que assinala este 5 de Junho. Filmes, documentários,ateliês,visita e actividades no stand móvel da Resistrela sobre o processo de compostagem e reciclagem...

Um olhar sobre a minha terra…

Imagem
Esta exposição de trabalhos dos alunos do 11º ano está à tua disposição na Biblioteca entre 3 e 9 de Junho.
A exposição insere-se no âmbito do estudo do poeta Cesário Verde, na disciplina de Português, e tem como grande finalidade mostrar a criatividade dos alunos, na composição e apresentação de textos poéticos, inspirados no trabalho do poeta, olhando, observando e deambulando por espaços da cidade e do campo.
“ Eu não sou como muitos que estão no meio de um grande ajuntamento de gente e completamente isolados e abstractos.
A mim o que me rodeia é o que me preocupa".
Carta a Silva Pinto, Cesário Verde

A não perder!

Nos 200 anos do nascimento de Louis Braille

Imagem
Luís Braille era natural de Coupvray, pequena aldeia a leste de Paris, onde nasceu a 4 de Janeiro de 1809. Quando brincava na oficina do pai feriu-se num dos olhos e veio a ficar completamente cego.

Aponta-se o ano de 1825 como a data do aparecimento do Sistema Braille mas só em 1829 foi publicada a primeira edição, que incluía 96 sinais grupados em nove séries dez e uma suplementar com seis.
Apesar de apenas as quatro primeiras séries corresponderem ao sistema que actualmente está em vigor o sistema de 1829 proporcionou uma excelente base de experimentação.
O Sistema Braille é constituído por 63 sinais, obtidos pela combinação metódica de seis pontos que, na sua forma fundamental, se agrupam em duas filas verticais.Estes sinais não excedem o campo táctil e podem ser identificados com rapidez, pois, pela sua forma, adaptam-se exactamente ao dedo.