29 de outubro de 2009

Mudança de hora proporciona mais gastos energéticos e poluição

No passado fim-de-semana Portugal procedeu à alteração da sua hora legal atrasando-a 1 hora.
Parece-nos, pois, oportuno referenciar um estudo da Universidade de Cambridge que estima que o Reino Unido poderia poupar 885 gigawatts/h nos meses de Inverno, o equivalente à electricidade gasta por 200 mil casas durante um ano, com mais horas de luz solar à tarde, pois verifica-se que há maior desperdício de energia durante a manhã.

Como sabemos, Portugal e o Reino Unido não aplicam o horário da Europa Central apesar de ao longo dos tempos terem surgido múltiplas propostas no sentido de o adoptar tendo mesmo vigorado, em Portugal, entre 1992 e 1996. Embora alguns reconhecessem que uma hora comum à generalidade dos países europeus facilitava as comunicações e os transportes internacionais, a mudança, foi criticada, porque afectava o ritmo escolar e dificultava o sono e tudo voltou ao velho horário, o actual.

Fica a título de curiosidade que a introdução da hora de Verão ocorreu para aproveitar a luz solar e foi aplicada em 1916 por causa da guerra.A título informativo a disposição legal:
Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março
Artigo 1º.

1 - A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).
2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).
Artigo 2º.
As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte.

26 de outubro de 2009

No Dia das Bibliotecas Escolares... na nossa foi assim:


A preocupação de fomentar o prazer de ler e promover a interacção da Biblioteca Escolar com a sua comunidade educativa levou-nos a promover, com o Departamento de Línguas, um conjunto de actividades que envolveram alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
Apresentaram-se livros, falou-se das leituras e do papel da biblioteca, desenhou-se e representou-se. Ficam algumas fotografias e a vontade de continuar a envolver alunos e professores na construção de um percurso educativo de qualidade.

22 de outubro de 2009

Nos 50 anos de Astérix

Depois de quatro anos de ausência e no tempo em que se assinala o 50º aniversário de Astérix chega um novo álbum deste herói.

As novas aventuras de Astérix e dos seus inseparáveis amigos regressam com o título "O aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro".

Com milhões de exemplares vendidos um pouco por todo o mundo, Astérix é já considerado parte do património francês e começam a aparecer os que o defendem como património mundial. As obras de Astérix estão traduzidas em 107 línguas e dialectos.
Aproveitando a oportunidade, a Biblioteca lançou um pequeno passatempo propondo como desafio a identificação da língua ou do dialecto de algumas dezenas de capas de albuns que passam numa apresentação em ppt preparada para o efeito.

20 de outubro de 2009

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares 2009

Para comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, preparámos algumas actividades e também algumas surpresas para quem passar pela BECA.


" Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia"   [ J.J.Kennedy]

16 de outubro de 2009

Escola recebe 6 Escolas Europeias...

De 18 a 22 de Outubro a Escola recebe seis Escolas parceiras no âmbito do Projecto Comenius.

Para além das sessões de trabalho que decorrerão na sala de APA  da BECA, os professores das seis escolas europeias vão ter oportunidade de visitar alguns dos ex-libris da nossa região, num vasto programa social e cultural.
No átrio da entrada da escola está presente um exposição de trabalhos realizados pelas várias escolas envolvidas.

14 de outubro de 2009

O Espaço literário do 7ºA ... Medo

Eu sou o Pedro, tenho quinze anos, vivo em Lisboa e vou contar-vos o maior susto que já apanhei.
Naquele dia 24 de Abril eu e a minha irmã estávamos no sótão a arrumar as “tralhas”. De repente ouvimos um barulho atrás de uma grande arca. Quando ouvimos esse barulho ficámos realmente assustados. Com muito medo e muita cautela aproximamo-nos da arca e ouvimos com mais atenção. Aquele barulho era muito esquisito porque era invulgar e fazia lembrar um morcego. Como eu e a minha irmã temos muito medo de morcegos fugimos a sete pés mas continuamos curiosos. Fomos à procura de ajuda e chamamos a nossa mãe e contamos-lhe o que se passava. Ela foi connosco até ao sótão e quando chegámos ao pé da arca a mãe começou-se a rir. Afinal era apenas uma pequena andorinha que tinha entrado no sótão e estava mais assustada do que nós.
Afinal tanto medo que nós tivemos por causa de uma pequena andorinha que ainda teve mais medo do que nós. Este episódio ensinou-nos que devemos enfrentar os nossos medos sem entrar em pânico.

Este trabalho foi elaborado pela turma 7ºA [2009]

12 de outubro de 2009

A importância do azoto

Quando nos predispomos a arrumar alguns documentos mais antigos, normalmente, encontramos alguns que acabam por merecer um novo olhar. Encontra-se neste caso uma pequena publicação sobre a importância do azoto, em BD, inserida num projecto de sensibilização da juventude para a ciência e a tecnologia, datada de 1990.
Entre outros aspectos merecem referência as bactérias e o seu papel ímpar no ciclo do azoto.

São apenas 4 páginas mas que merecem um pouco do nosso tempo.

9 de outubro de 2009

Surpresa… Barack Obama é o Nobel da Paz 2009

ama
A surpresa vem do facto do actual presidente norte-americano não constar da lista de possíveis laureados.

Ao contrário dos outros prémios Nobel, o Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, em vez de apenas distinguir aqueles que já atingiram os seus objectivos em alguma área específica.
Este prémio Nobel é o único que é atribuído em Oslo, na Noruega.
De acordo com a organização a sua decisão visa distinguir o extraordinário esforço de Obama no fortalecimento da diplomacia e no seu contributo para a cooperação internacional.

6 de outubro de 2009

Sabão azul, Gripe A e…entrave administrativo

Oportunamente tínhamos colocado no blogue dedicado à informação sobre a Gripe A, a notícia que dava conta do conselho deixado pela Ministra da Saúde de se poder substituir o uso de desinfectantes de base alcoólica para lavagem das mãos pelo sabão azul, produto muito mais barato!
Não nos queremos repetir.
O que nos traz novamente a falar sobre o assunto é o facto dos consumidores não poderem ser aconselhados a lavar as mãos com sabão azul,por entrave administrativo, porque pertence à categoria dos produtos de limpeza e não à dos cosméticos, como os sabonetes.
Sem comentários!

4 de outubro de 2009

Coincidências com o 5 de Outubro...

Às 9 horas da manhã do dia 5 de Outubro de 1910, José Relvas, membro do Directório do Partido Republicano, proclamava a a República Portuguesa perante o povo de Lisboa que se aglomerou junto ao edifício municipal.
A vitória das forças republicanas na manhã do dia 5 de Outubro de 1910 representou o final lógico de um processo caracterizado pelo progressivo alastramento dos ideais republicanos em simultâneo com a cada vez mais evidente desagregação da classe política da monarquia.

Mas recuando alguns séculos, não deixa de ser curioso que a 5 de Outubro de 1143 começa o processo que leva ao reconhecimento da independência de Portugal pelo rei Afonso VII de Castela, data da assinatura do Tratado de Zamora,onde o rei de Castela reconhece o direito de D. Afonso Henriques se intitular Portucalensis Rex, ou seja, Rei de Portugal. Mas somente 1179 o Papa Alexandre III, através da Bula Manifestis Probatum, reconhece a existência de Portugal como país independente.

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]