26 de dezembro de 2009

A maior aventura do Homem

por: Inês Afonso. 12ºCT2

No meio de tantas aventuras, o homem tenta superar-se a si próprio e tenta superar a natureza… e essa tem sido a maior delas todas.
A vontade de mais levou o Homem até à Índia, até ao Brasil, trouxe o telefone, o comboio e o carro… essa vontade criou o computador, criou bebés em laboratório, obrigou a guerras, fez avançar a ciência e o conhecimento até áreas que apenas faziam parte do mais profundo sonho da humanidade! Cria-se e desfaz-se vida a cada segundo, contrariam-se as regras mais altas - as regras que a mãe natureza dita -, ultrapassam-se todos os obstáculos aos mais ambiciosos objectivos e não se ouvem os avisos sobre o risco de sobrevivência.
Claro que no meio de tanta ambição e tantos sonhos o que mais alto se faz ouvir é o verbo “arriscar”, calando o medo e a insegurança. E a força que move toda esta aventura é o amor pelo desconhecido. Mas este amor cego tem feito esquecer o respeito e a gratidão por um lugar que nos criou, que tudo nos deu, que tornou possível todos os sonhos do homem e que, agora, se mostra frágil e destruído. O nosso planeta, o nosso sítio.
Daqui para a frente, a maior aventura do homem será assegurar o futuro da humanidade e tornar sustentável uma vida com qualidade para as próximas gerações, para que possam sonhar como nós temos sonhado. Aqui ou noutro planeta. Será este o maior desafio do homem: depois de se superar a si próprio, ultrapassar os obstáculos que criou, corrigir todos os erros e chegar ao futuro com sonhos! Não fazer dele um fim, mas fazer com que o futuro tenha realmente futuro.

18 de dezembro de 2009

16 de dezembro de 2009

Maletas de Leitura

Ontem à noite a biblioteca encheu para assitir à apresentação de Os Lusíadas numa versão muito livre!
Da maleta foram saindo adereços [em número quase incontável] que deram um colorido muito especial à leitura de pequenos trechos da nossa obra épica!
Os responsáveis foram os alunos do 12º CT1 fortemente motivados para dar corpo a este projecto: "Maletas de Leitura" - de que é responsável a professora de Português e o núcleo de estágio.
Na assistência familiares, professores e amigos que deram por muito bem empregue as quase 2 horas de verdadeiro espectáculo.

No final, simpaticamente, ofereceram um chá e algumas guloseimas!..

Este encontro entre alunos/professores/pais/famílias/... é para repetir com outros personagens e outros públicos e insere-se na política da Escola de desenvolvimento das litertacias. [consta que será a maleta de Fernado Pessoa?!..]

14 de dezembro de 2009

Kandinsky ... e o mês de Dezembro

Kandinsky nasceu a 4 de Dezembro de 1866 em Moscovo, Rússia.
É na década de 1910 que Kandinsky desenvolve os seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado um dos primeiros pintores a produzir um quadro abstracto.Até ao final da sua vida as formas biomórficas com flexibilidade e contornos não geométricos apareceram nas suas pinturas. A experimentação e o estudo da arte popular levam-no ao uso de cores brilhantes sobre fundo negro. Anos mais tarde, relacionou o acto de pintar com a criação musical e escreveu: “As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as cordas"
Morre, também em Dezembro, com 78 anos, em 1944.

11 de dezembro de 2009

Prémio Literário ... para Isabel Ochoa

Raquel Ochoa venceu o Prémio Literário Agustina Bessa-Luís Revelação, com o romance ‘A Casa-Comboio’.
São admitidas a concurso obras inéditas de escritores com menos de 35 anos e o prémio para além de 25.000 euros garante a edição da obra pela editora Gradiva.
Estiveram a concurso mais de sete dezenas de obras originais.
Raquel Ochoa mantém o blogue " O Mundo lê-se a viajar" que pode ser acedido com um clic na foto.
.

10 de dezembro de 2009

Declaração Universal dos Direitos Humanos



Na escola não passou despercebido mais um aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Neste tempo de crise que vivemos queremos recordar o Artigo 23.º e, particularmente, o seu ponto primeiro:


Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.

9 de dezembro de 2009

Conferência da ONU sobre o clima ...filme

Em Copenhaga, na Dinamarca, representantes 192 países assistiram em sessão plenária ao início da maior conferência sobre as alterações climáticas. Na abertura foi apresentado um filme que alerta para as consequências das alterações do clima se não se agir de imediato.



Vê e envia a tua opinião sobre o tema em debate.

5 de dezembro de 2009

Tratado de lisboa...em poucas palavras

Um clic na imagem conduz a uma página que explica de forma breve algumas das linhas de orientação deste novo tratado da UE.

O Tratado de Lisboa entrou em vigor no dia 1 de Dezembro de 2009.

3 de dezembro de 2009

Mário Viegas... vale a pena ouvir.

Unanimemente reconhecido como um dos melhores actores da sua geração,Mário Viegas era um poeta, um homem que dizia poesia de uma forma admirável...

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]