Contos Exemplares... O Retrato de Mónica

por
Ana de Melo Bento de Matos 10.ºLH1 – N.º17

Tenho uma opinião muito positiva em relação à obra Contos Exemplares. É um livro bastante interessante e versátil, pelo facto de conter sete contos diferentes, o que fez com que me entusiasmasse e, à medida que a leitura ia evoluindo, o meu interesse pelo livro evoluía de forma crescente.
A sátira, a religião, o moralismo e a mulher no século XX são, para mim, os principais temas deste livro.
O conto “Retrato de Mónica” foi talvez o que mais gostei, pois demonstra o valor da mulher na sociedade no século XX, utilizando o recurso da sátira. Este conto ainda revela a figura do ditador Oliveira Salazar, como um homem «austero e casto», utilizando o nome “Príncipe deste Mundo” para o designar.
Contos Exemplares é um livro baseado em crenças irreais, o sentido para lá do vazio e da escuridão e o valor da mulher na sociedade da primeira metade do século XX.

de Sofia de Mello Breyner

Comentários

Anónimo disse…
Pessoalmente, achei o comentário bastante pertinente e sintético. Este é um tema que daria, e passo a expressão, "pano para mangas". Portanto, o comentário foi bem conseguido, dando-nos, resumidamente, a entender o conteúdo do conto. Também o li e este é, sem duvida, um livro em que a autora procura, propositadamente, intervir na sociedade. É, assim, um manuscrito de acentuado carácter político, com referência a algumas personagens como António de Oliveira Salazar.

Diogo Cerdeira, Nº6, 10ºLH1
Anónimo disse…
Fiquei um pouco curiosa acerca do conteúdo do livro, talvez seja um dos próximos a ler.
Anónimo disse…
Na minha opinião, este comentário esta bastante interessante, e consegue provocar o desejo de ler o livro.
Ambos os contos parecem interessantes, o conto "Príncipe deste Mundo" suscitou-me maior curiosidade, já que tenho um interesse especial, no que toca a esta época da história de Portugal.

Mariana Santos - 10ºLh1 - Nº10
Anónimo disse…
Na minha opinião, este comentário esta bastante interessante, e consegue provocar o desejo de ler o livro.
Ambos os contos parecem interessantes, o conto "Príncipe deste Mundo" suscitou-me maior curiosidade, já que tenho um interesse especial, no que toca a esta época da história de Portugal.

Mariana Santos - 10ºLh1 - Nº10
Mariana Martins disse…
Já li muitos livros de Sophia de Mello Breyner, como o "Cavaleiro da Dinamarca", "A menina do Mar", "A Fada Oriana", entre outros , porém ainda não tive o prazer de ler os "contos exemplares". Com o comentário, apercebi-me que é um livro que contém temas bastante interessantes, nomeadamente a perspectiva da mulher no século XX que após a leitura acho que podemos verificar as diferenças entre as do século passado com as do presente. De certo, será um dos livros que poderei ler futuramente.

Mariana Martins LH1 nº11
marta disse…
Gostei muito do texto. Concordo com que foi acima dito, foi um retrato bem conseguido acerca do livro. Estará dentro das minhas próximas leituras.


Marta Reis 10ºLH1 nº 11
Vitor Almeida disse…
Eu pessoalmente nao sou grande leitor desta corrente literaria, mas gostei do facto de esta fascinante obra ter fundamentos e prencipios morais transmitidos atravez de situações habituais e comuns da sociedade.
A apresentação que esta minha querida colego nos proporcionou, transmitiu-me as principais ideias do livro, sendo isso uma motivação para a leitura desta discutivel obra...

Vitor Almeida
10ºLH. Nº16

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual