Exupéry nasceu há 110 anos



Completam-se hoje 110 anos do nascimento de Antoine de Saint-Exupéry.
Escritor, ilustrador e piloto com alma de poeta, foi desde a infância um apaixonado pela mecânica. Faleceu durante uma missão de reconhecimento na II Guerra Mundial e, recentemente, o alemão Horst Rippert assumiu ter sido o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião, acrescentando ter lamentado a sua morte. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram encontrados a poucos quilómetros da costa de Marselha mas o seu corpo nunca foi encontrado.
É o autor de "O Principezinho", uma das obras mais traduzidas de sempre, onde Exupéry conta a história dum menino e da sua rosa numa viagem fantástica e dos seus encontros inverosímeis. No fundo é um livro em que o autor revela a sua visão do mundo e onde procura mostrar o que é o amor e a amizade e onde o tema da solidão e da tristeza não deixam de estar presentes.
Mas é em "Terra dos Homens" que ele reflecte sobre o valor da amizade, o sentido da vida, a dignidade do trabalhador... o prazer de uma conversa solta, numa roda de amigos, após um dia de trabalho árduo...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual