Halloween, dia das bruxas e leituras

O Dia das Bruxas [halloween] é um evento tradicional dos países anglo-saxónicos e com pouca expressão entre nós. Ainda assim, nos últimos anos, na noite de 31 de Outubro, são cada vez mais os jovens que ,vestidos com fantasias de bruxas, fantasmas..., entre outras, batem às portas e pedem doces aos moradores.
A origem do "Halloween" aparece associado ao povo celta, assinalando o final do verão e o tempo de armazenamento das provisões para o inverno. A celebração era conhecida como Samhain, Samhein, Festa do Sol... mas prevaleceu o nome de "Halloween", que significa véspera do Dia de Todos os Santos.
De acordo com a lenda as fogueiras das casas eram acesas a partir das brasas de uma fogueira sagrada e para as transportar usava-se o interior dos nabos, que também funcionavam como lanternas.
Os irlandeses passaram a esculpir nabos e beterrabas para funcionarem como lampiões e quando emigraram para a América passaram a utilizar com a mesma finalidade as abóboras. Desde então, as abóboras fazem parte da decoração nas noites de "Halloween".
Este ano a noite prevê-se fria e chuvosa e, em alternativa à saída, deixamos como sugestão a leitura de "uma aventura na noite das bruxas".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual