28 de janeiro de 2010

25 de janeiro de 2010

Manifesto anti-Dantas

Pela polémica que provocou é talvez um dos textos mais conhecido de Almada Negreiros.
Escrito em 1912, mas impresso sobre papel de embrulho em Abril de 1913, é um texto que maldiz uma das figuras da literatura portuguesa que, durante algumas décadas, representou a cultura académica e conformista.Trata-se de Júlio Dantas, cuja peça de teatro "Mariana Alcoforado" foi satirizada em jeito de caricatura social, por Almada.
Podemos ouvi-lo pelo inegualável Mário Viegas.

21 de janeiro de 2010

Ensino...que sina...


Hoje fomos surpeendidos pela notícia avançada pelo jornal i:
Portugal está no mesmo ponto de partida de há 50 anos!
O título é preocupante e merece reflexão, é um facto.

As opiniões, quaisquer que elas sejam, merecem sempre atenção, mas constatamos que são os mesmos de sempre, sempre com o mesmo discurso e aqui não há qualquer novidade.
Por tantas vezes repetido um dia destes ainda nos convencemos [mas será impossível] que o conhecimento se esgotou com uma geração e que os mais novos, coitados, estão condenados ao fracasso. Mais, alguns não perdem a oportunidade de os querer ligar [estamos convencidos que não o conseguirão] a uma Escola que não tem qualidade [mas tem] e que aposta sobretudo no facilitismo.
A nossa forte convicção vai no sentido de poder afirmar que o futuro é dos jovens e que o conhecimento que se produz hoje é muito superior ao produzido ontem e por muito mais pessoas e isto apesar de todos os discursos que se vão repetindo ao longo dos anos garantindo que não há qualidade nas Escolas.
José Pina

18 de janeiro de 2010

Avatar, o filme... e os livros...

O filme de James Cameron Avatar arrecadou os principais prémios na 67ª edição dos Globos de Ouro: melhor longa metragem de drama e melhor realizador.
Não consta que O Avatar [II] de Poul Anderson seja uma das fontes inspiradoras de Cameron mas na biblioteca temos este livro de ficção científica, editado pela Europa-América em 1978...
...conseguindo iludir a vigilância das naves que tinham por missão detê-la, a Chinook, do capitão Brodersen,escapa-se no espaço-tempo e inicia, na imensidão infinita dos céus, uma viagem sem rumo, que tem como objectivo uma quimera...
De salto em salto, os viajantes do espaço-tempo vão explorando sucessivos mundos, caminhando de desilusão em desilusão, mas tambem de deslumbramento em deslumbramento, até à meta final em que se concretiza o seu sonho: o encontro com os Outros...
Está á tua espera para o poderes ler...

14 de janeiro de 2010

Contos Exemplares... O Retrato de Mónica

por
Ana de Melo Bento de Matos 10.ºLH1 – N.º17

Tenho uma opinião muito positiva em relação à obra Contos Exemplares. É um livro bastante interessante e versátil, pelo facto de conter sete contos diferentes, o que fez com que me entusiasmasse e, à medida que a leitura ia evoluindo, o meu interesse pelo livro evoluía de forma crescente.
A sátira, a religião, o moralismo e a mulher no século XX são, para mim, os principais temas deste livro.
O conto “Retrato de Mónica” foi talvez o que mais gostei, pois demonstra o valor da mulher na sociedade no século XX, utilizando o recurso da sátira. Este conto ainda revela a figura do ditador Oliveira Salazar, como um homem «austero e casto», utilizando o nome “Príncipe deste Mundo” para o designar.
Contos Exemplares é um livro baseado em crenças irreais, o sentido para lá do vazio e da escuridão e o valor da mulher na sociedade da primeira metade do século XX.

de Sofia de Mello Breyner

13 de janeiro de 2010

Anne Frank...

O início de 2010 trouxe como notícia a morte de Miep Gies, a guardiã do diário de Anne Frank, manuscritos que encontrou no sótão da casa da família Frank.
Manteve os documentos desde 1942 a salvo dos nazis e na esperança de poder devolvê-los à autora, mas Anne Frank morreu num campo de concentração de Bergen-Belsen. Miep Gies é a última sobrevivente do grupo de pessoas que ajudou a família Frank a esconder-se da perseguição nazi.
O Diário de Anne Frank é um documento que dá conta do protesto que devemos manter contra a injustiça e faz parte de um conjunto de bens integrados no programa Memória do Mundo e classificados pela UNESCO como de interesse universal.
Podes requisitá-lo na biblioteca.

12 de janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola

Resultados do Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola.
Alunos apurados

3º ciclo:
Carolina Inês 9º B
Sara Couto 7º B
Bruno seixas 7º B

Secundário:
Inês Craveiro 12º CT2
Mariana Morgadinho 12º LH
Liliana Milheiro - 11º CAVLH
PARABENS para os vencedores e participantes.

11 de janeiro de 2010

Hoje... não há aulas...

...e percebe-se o porquê!

Assim, em casa, sugerimos uma boa leitura junto à lareira [para quem tenha] acompanhada de uma bebida bem quentinha [ um chocolate, um chá, um café...
e já agora uma música agradável em fundo!

10 de janeiro de 2010

Lá fora... a neve cai.


A Neve

A neve pôs uma toalha calada sobre tudo.
Não se sente senão o que se passa dentro de casa.
Embrulho-me num cobertor e não penso sequer em pensar.
Sinto um gozo de animal e vagamente penso,
E adormeço sem menos utilidade que todas as ações do mundo.

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa

5 de janeiro de 2010

Web 3.0 ... o futuro aqui tão próximo!

Acesso [clic sobre a imagem] a um artigo do jornal Público onde se dá conta do que parece ser o passo seguinte da evolução tecnológica:
As máquinas fazem uso da inteligência artificial...

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]