Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2010

No rigor da Físia a leveza das Artes

Imagem
No exterior da Escola [no U] começa a ganhar forma o novo espaço onde se irão desenvolver algumas das actividades do projecto " No rigor da Física a leveza das Artes" [ faltam apenas alguns dias].
Claro que este espaço renovado será depois o palco de outras actividades dinamizadas pela Escola. Ficamos atentos à sua evolução e deixamos uma palavra de incentivo aos professores e alunos que dão o melhor do seu esforço e saber para o levar a bom porto.

Operário em construção [por Mário Viegas]

No dia em que a Liberdade saíu à rua...

Imagem
25 DE ABRIL


Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo


Sophia de Mello Breyner Andresen

Hubble... 20 anos depois

Imagem
Caso existisse uma escala de celebridades para telescópios, o Hubble ocuparia, destacadíssimo, o primeiro lugar. Foi lançado a 24 de Abril de 1990 e permanece em órbita 20 anos depois.
Pela importância das descobertas reveladas através do Hubble pode afirmar-se que existe uma era antes e após Hubble no que ao conhecimento do universo diz respeito. Ao longo dos últimos 20 anos o telescópio revelou alguns dos mistérios dos confins do espaço e permitiu acesso a imagens de galáxias, berços de estrelas, nebulosas, cometas, planetas… nunca antes vistas.
O início da sua missão foi um tanto ou quanto atribulada e temeu-se que a mesma estivesse comprometida, pois o Hubble apresentava problemas de aberração esférica, distorção óptica causada por uma pequena irregularidade, um desvio inferior a1/50 da espessura de um cabelo, na curvatura do seu espelho com 2,4 metros de diâmetro. Esta irregularidade, embora minúscula, não permitia uma focagem tão precisa quanto a desejada. Este problema acabou por…

No Dia Mundial do Livro...

Uma "provocação" vinda do outro lado do oceano, do Brasil, que merece bem o tempo necessário para a visualizar [cerca de minuto e meio].Começa por uma pequena informação sem som [17 segundos] mas depois... é para ver na totalidade!

Dia Mundial da Terra

Imagem

A Escola na Qualific@ 2010...

Imagem
A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular participou na Qualific@, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorreu entre os dias 15 e 18 de Abril, na Exponor.
A Escola foi convidada novamente para este evento e fez-se representar no dia 18 dando a conhecer a um vasto público alguns dos muitos projectos em desenvolvimento neste ano de 2009/2010.
Esta feira continua a assumir-se como um pólo de interesse para alunos, professores e encarregados de educação, do ensino básico e secundário e deste modo tem possibilitado “…a abordagem de diversas temáticas relevantes para a informação do público e para a consciencialização da importância da educação no desenvolvimento da sociedade."
Pouco passava das 9 horas da manhã de Domingo quando alunos e professores começaram a dar forma a um espaço que acolheu ao longo do dia muitos interessados.

Enigmas e não só!...

Imagem
Como o tempo continua a não colaborar [pois chove e está frio] um passeio após o jantar não é opção.Perante este facto pareceu-nos uma boa ideia sugerir a consulta de uma página web que apela à resolução de enigmas. [e não só!]Os enigmas são apresentados de forma ilustrada para desenvolver e testar a capacidade de observação e dedução lógica.nota: embora se tenha acesso à solução o que é realmente importante é que tentes resolver cada problema proposto sem cair na tentação de dar uma espreitadela.Um clic sobre a imagem conduz-nos a essa página.

Férias da Páscoa, leitura e...chocolates

Imagem
Ao que parece a tradição de oferecer ovos vem da China e nada tem a ver com os ovos da Páscoa.
Neste país os ovos naturais eram embrulhados em cascas de cebola e cozinhados com beterraba; ao retirá-los do fogo apresentavam desenhos coloridos na casca e eram oferecidos como presente assinalando o fim do inverno e a chegada de uma nova estação, a primavera.
Assinalava-se assim o início de um novo ciclo de vida pois o ovo sempre simbolizou a fertilidade, no fundo, a criação. Este costume pode, no entanto, encontrar-se em múltiplas culturas.Os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição de Cristo e no século XVIII a Igreja adoptou-o como símbolo da Páscoa. Quanto ao facto de serem ovos de chocolate bem, a hipótese mais provável é o início do desenvolvimento da indústria de chocolate e traduziu-se numa descoberta fabulosa dos mestres de chocolate que inventaram esse modo atraente de o apresentar.