28 de abril de 2010

No rigor da Físia a leveza das Artes

No exterior da Escola [no U] começa a ganhar forma o novo espaço onde se irão desenvolver algumas das actividades do projecto " No rigor da Física a leveza das Artes" [ faltam apenas alguns dias].
Claro que este espaço renovado será depois o palco de outras actividades dinamizadas pela Escola. Ficamos atentos à sua evolução e deixamos uma palavra de incentivo aos professores e alunos que dão o melhor do seu esforço e saber para o levar a bom porto.

Operário em construção [por Mário Viegas]

25 de abril de 2010

No dia em que a Liberdade saíu à rua...



25 DE ABRIL


Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo


Sophia de Mello Breyner Andresen

24 de abril de 2010

Hubble... 20 anos depois

Caso existisse uma escala de celebridades para telescópios, o Hubble ocuparia, destacadíssimo, o primeiro lugar. Foi lançado a 24 de Abril de 1990 e permanece em órbita 20 anos depois.
Pela importância das descobertas reveladas através do Hubble pode afirmar-se que existe uma era antes e após Hubble no que ao conhecimento do univerAdicionar imagemso diz respeito. Ao longo dos últimos 20 anos o telescópio revelou alguns dos mistérios dos confins do espaço e permitiu acesso a imagens de galáxias, berços de estrelas, nebulosas, cometas, planetas… nunca antes vistas.
O início da sua missão foi um tanto ou quanto atribulada e temeu-se que a mesma estivesse comprometida, pois o Hubble apresentava problemas de aberração esférica, distorção óptica causada por uma pequena irregularidade, um desvio inferior a1/50 da espessura de um cabelo, na curvatura do seu espelho com 2,4 metros de diâmetro. Esta irregularidade, embora minúscula, não permitia uma focagem tão precisa quanto a desejada. Este problema acabou por ser solucionado em final de 1993. O telescópio já recebeu três visitas espaciais da NASA para manutenção e ou substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.
Para marcar a data, a NASA e a ESA divulgaram algumas imagens inéditas mas a quantidade e a qualidade das imagens obtidas através do Hublle merecem uma visita ao site oficial o que podes conseguir com simples clic sobre a imagem.

Na imagem temos uma vista do telescópio a partir do vaivém espacial Columbia numa missão de manutenção.

23 de abril de 2010

No Dia Mundial do Livro...

Uma "provocação" vinda do outro lado do oceano, do Brasil, que merece bem o tempo necessário para a visualizar [cerca de minuto e meio].
Começa por uma pequena informação sem som [17 segundos] mas depois... é para ver na totalidade!

19 de abril de 2010

A Escola na Qualific@ 2010...


A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular participou na Qualific@, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorreu entre os dias 15 e 18 de Abril, na Exponor.
A Escola foi convidada novamente para este evento e fez-se representar no dia 18 dando a conhecer a um vasto público alguns dos muitos projectos em desenvolvimento neste ano de 2009/2010.
Esta feira continua a assumir-se como um pólo de interesse para alunos, professores e encarregados de educação, do ensino básico e secundário e deste modo tem possibilitado “…a abordagem de diversas temáticas relevantes para a informação do público e para a consciencialização da importância da educação no desenvolvimento da sociedade."
Pouco passava das 9 horas da manhã de Domingo quando alunos e professores começaram a dar forma a um espaço que acolheu ao longo do dia muitos interessados.

14 de abril de 2010

Enigmas e não só!...


Como o tempo continua a não colaborar [pois chove e está frio] um passeio após o jantar não é opção.
Perante este facto pareceu-nos uma boa ideia sugerir a consulta de uma página web que apela à resolução de enigmas. [e não só!]
Os enigmas são apresentados de forma ilustrada para desenvolver e testar a capacidade de observação e dedução lógica.
nota: embora se tenha acesso à solução o que é realmente importante é que tentes resolver cada problema proposto sem cair na tentação de dar uma espreitadela.
Um clic sobre a imagem conduz-nos a essa página.

1 de abril de 2010

Férias da Páscoa, leitura e...chocolates

Ao que parece a tradição de oferecer ovos vem da China e nada tem a ver com os ovos da Páscoa.
Neste país os ovos naturais eram embrulhados em cascas de cebola e cozinhados com beterraba; ao retirá-los do fogo apresentavam desenhos coloridos na casca e eram oferecidos como presente assinalando o fim do inverno e a chegada de uma nova estação, a primavera.
Assinalava-se assim o início de um novo ciclo de vida pois o ovo sempre simbolizou a fertilidade, no fundo, a criação. Este costume pode, no entanto, encontrar-se em múltiplas culturas.Os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição de Cristo e no século XVIII a Igreja adoptou-o como símbolo da Páscoa. Quanto ao facto de serem ovos de chocolate bem, a hipótese mais provável é o início do desenvolvimento da indústria de chocolate e traduziu-se numa descoberta fabulosa dos mestres de chocolate que inventaram esse modo atraente de o apresentar.

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]