Mensagens

A mostrar mensagens de Junho, 2010

Exupéry nasceu há 110 anos

Imagem
Completam-se hoje 110 anos do nascimento de Antoine de Saint-Exupéry.
Escritor, ilustrador e piloto com alma de poeta, foi desde a infância um apaixonado pela mecânica. Faleceu durante uma missão de reconhecimento na II Guerra Mundial e, recentemente, o alemão Horst Rippert assumiu ter sido o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião, acrescentando ter lamentado a sua morte. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram encontrados a poucos quilómetros da costa de Marselha mas o seu corpo nunca foi encontrado.
É o autor de "O Principezinho", uma das obras mais traduzidas de sempre, onde Exupéry conta a história dum menino e da sua rosa numa viagem fantástica e dos seus encontros inverosímeis. No fundo é um livro em que o autor revela a sua visão do mundo e onde procura mostrar o que é o amor e a amizade e onde o tema da solidão e da tristeza não deixam de estar presentes.Mas é em "Terra dos Homens" que ele reflecte sobre o valor da amizade, o sentido da vi…

1.º Encontro da Rede Concelhia de Bibliotecas da Marinha Grande

Imagem
Vai realizar-se no próximo dia 09 de Julho o 1.º Encontro da Rede Concelhia de Bibliotecas da Marinha Grande [cidade irmã do Fundão]..As inscrições são gratuitas e encontram-se abertas até ao dia 02 de Julho. ..Um clic sobre a imagem permita ampliar a imagem e aceder à programação do encontro.

Um exemplo a seguir.

Imagem
Por vezes somos confrontados com notícias que evidenciam boas práticas. Esta é, sem dúvida, uma delas e um exemplo que merece divulgação e seguidores.Temos, para nós, que este é um dos casos que demonstra muito bem que as grandes obras podem nascer de pequenos gestos..Um clic para ampliar a imagem e ler a notícia.

A Consistência dos Sonhos: A exposição da vida de José Saramago

Mariana Morgadinho uma das seis finalistas do CNL

Imagem
Há cerca de dois meses Mariana Morgadinho, aluna do 12º ano da nossa escola, depois de apurada para fase final do Concurso Nacional de Leitura escrevia no jornal Olho Vivo que "... a próxima paragem é Lisboa e o Teatro da Trindade, onde tentarei dar o meu melhor e representar a nossa escola e o distrito da melhor maneira. Mais do que tentar ganhar, vou tentar divertir-me e retirar o máximo proveito desta experiência. Só tenho a dizer mais uma coisinha: leiam e leiam e leiam, nem que seja um “livrinho”, pois não precisa de ser um “livrão”, para ser uma boa história..."
Pois é, a Mariana deu o seu melhor e viu recompensado o seu esforço já que foi uma das seis finalistas do concurso.

Vida exótica em Titã?!..

Imagem
Dados recolhidos pela nave Cassini, que investiga a actividade química à superfície de Titã, revelam que as moléculas de hidrogénio, criadas na alta atmosfera da lua de Titã, fluem em direcção ao chão e parecem desaparecer. Outros dados apontam para a existência de acetileno, em quantidades inferiores às esperadas, na superfície desta lua de Saturno.O interesse destes dados é que sugere modelos para formas de vida microscópicas, baseadas em metano e acetileno. O consumo de hidrogénio é muito revelador uma vez que de acordo com o mesmo modelo, seria precisamente este o gás respirado pelas eventuais formas de vida de Titã.

O acetileno é um gás incolor, de odor desagradável, com um ponto de ebulição próximo dos 83ºC negativos. Cada molécula é constituída por dois átomos de carbono e dois átomos de hidrogénio ligados através de uma ligação tripla.
Titã é a maior lua de Saturno sendo cerca de uma vez e meia o tamanho da Lua. Esta lua de Saturno possui uma atmosfera mais densa do que a da Ter…

5 de Junho: Dia Mundial do Ambiente

Imagem
Num tempo em que se fala no degelo dos glaciares deixamos esta espectacular imagem que poderá ter tanto de bela quanto de preocupante.
A imagem dá-nos conta de uma depressão aberta no gelo pela cryoconite [crioconita] e de bolhas de ar e gás resultantes da acção de bactérias e algas que, emergindo na superfície, foram aprisionadas pelo arrefeciemnto nocturno.[NGP,2010]
Cryoconite [crioconita] é um material escuro formado por detritos orgânicos e inorgânicos que contribui para a fusão do gelo. O facto dos materiais escuros absorverem fortemente a radiação solar aumentam a temperatura localmente e, daqui resultante, o gelo tende a fundir formando-se pequenas depressões nas camadas geladas, o que representa uma fonte de erosão glacial.
Nestes detritos existem comunidades de microrganismos que incluem bactérias, vírus e algas… e, embora não haja nada de intrinsecamente não natural na presença da cryoconite, os cientistas interrogam-se sobre o papel que pode vir a desempenhar no desaparecimen…

Alunos da Escola vencem prémio...

Imagem
Um clic na imagem para aceder ao artigo do jornal.Estão de parabens alunos, professor e, naturalmente a Escola, com mais este prémio que vem reconhecer o trabalho que desenvolveram ao longo do ano.