27 de setembro de 2010

Transição web1.0 a web 2.0


Merece a pena ver esta animação com pouco mais de minuto e meio de duração pois dá-nos uma ideia do modo como passámos de uma web 1.0 a uma web 2.0.
"A Web começou por ser sobretudo texto com hiperligações, a que se vieram a associar imagens, som e mais tarde vídeo. Tivemos momentos em que os sítios Web pareciam mostruários de cor, som e de animações (Carvalho, 2005).
Depois da euforia multicolor e sonora, passou-se a uma fase de maturidade em que se procura a sobriedade e a simplicidade. Com a Web democratizou-se a publicação online e o acesso à informação.
Com o aparecimento das funcionalidades da Web 2.0, conceito proposto por Tim O’Reilly e o MediaLive International, a facilidade de publicação online e a facilidade de interacção entre os cibernautas torna-se uma realidade." (Carvalho, 2008)

24 de setembro de 2010

Ventos fortes ajudaram Moisés?



A Bíblia está repleta de narrações de acontecimentos que transcendem a capacidade da intervenção humana. O caso da libertação do povo israelita, da escravidão do Egipto, que Moisés conduziu através do deserto e que culminou com a passagem através do mar Vermelho, afastadas que foram as águas, é uma delas.
Há alguns anos atrás o matemático russo Naum Wolzinger afirmava ter descoberto a explicação da separação das águas do mar avançando com uma teoria que implicava a existência de uma maré provocada por um vento muito forte e conjugada com o facto de haver um recife a cerca de sete metros de profundidade, na zona que os textos bíblicos referem como sendo a da travessia.
Agora surge a notícia dando conta que dois pesquisadores americanos acreditam ter descoberto o local onde Moisés teria dividido as águas do Mar Vermelho, há cerca de 3.000 anos atrás, e também como ele o teria conseguido: com a ajuda do vento.
Carl Drews, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas, principal autor do estudo, e o oceanógrafo Weiqing Han, da Universidade do Colorado, descobriram que, quando o vento sopra a uma velocidade superior a 100 km/h, entre 8 a 12 horas, pode empurrar a água até cerca de dois metros de profundidade, abrindo uma passagem e permitindo deste modo a travessia do mar. Com o abrandamento do vento a água cobre novamente o recife e provoca uma forte ondulação como descrito na passagem bíblica.
Ainda assim, há que respeitar todos os que aceitam haver intervenção divina no acontecimento.

13 de setembro de 2010

República 1º Centenário [2]


O segundo post dedicado à comemoração dos 100 anos da República quer por em evidência este pequeno livro sobre João de Barros, pedagogo e político do início do século XX: A Pedagogia e o Ideal Republicano em João de Barros.
João de Barros foi um dos ideólogos da escola republicana mas a sua dedicação à causa educativa da República não o impediu de admitir que os resultados obtidos se afastaram dos preconizados como os grandes ideais democráticos da educação republicana e em especial dos grandes objectivos da reforma:

. diminuir o analfabetismo

. valorizar a formação do indivíduo a todos os níveis: físico, intelectual e moral.
Referimo-nos à reforma do ensino primário que, nas palavras de Rómulo de Carvalho, tinha como ambição por em prática uma “… educação interessada na criação e consolidação de uma nova maneira de ser português, capaz de expurgar a Nação de quantos males a tinham mantido, e mantinham, arredada do progresso europeu, sem força, sem coragem, sem meios para sacudir de si a sonolência em que mergulhara.”'

Merece a pena lê-lo!

9 de setembro de 2010

Biblioteca Escolar. Uma aventura alfabética

Pela curiosidade e pela força da mensagem, não podemos deixar de partilhar [ainda que em castelhano] a resposta de Cabrero [2001] à pergunta: "Qué se puede hacer desde una biblioteca escolar?"


abrirla y animarla
bucearla y bruñirla
cuidarla y completarla
dinamizarla y difundirla
explicarla y escribirla
frecnentarla y facilitarla
garantizarla y gastarla
hojearla y habitarla
inventarla e investigarla
jugarla y jalearla
leerla y libarla
merecerla y manosearla
necesitarla y navegarla
organizarla y ocuparla
proclamarla y pensarla
quererla y quimificarla
renovarla y recorreria
sonarla y senalizarla
trabajarla y trashumarla
utilizarla y universalizarla
visitarla y valorarla
zampárnosla y zarpar desde ella, viajando
por un interminable oceano de libros

o artigo pode lê-lo fazendo um clic sobre a imagem

3 de setembro de 2010

Estatuto do aluno


um clic na imagem para aceder ao documento.
Lei n.º 39/2010 de 2 de Setembro
Segunda alteração ao Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pela Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro, e alterado pela Lei n.º 3/2008, de 18 de Janeiro.

2 de setembro de 2010

República 1º Centenário [1]



A 5 de Outubro de 2010 comemora-se o primeiro centenário da implantação da República em Portugal. Estamos perante uma oportunidade para aprofundar o nosso conhecimento acerca dos valores e do ideário republicanos, e o contexto social e político em que ocorreu.


A entrevista a José Costa Pimenta, autor do livro: O relato secreto da implantação da república feito pellos maçons e carbonários, recolhida no JL [ed. nº 1039] e a que se pode aceder fazendo um clic sobre a imagem é uma dessas oportunidades.


Esta escolha, como primeira para comunga muito da ideia apresentada pelo Museu da Música para justificar as escolhas que enformam o programa das comemorações do centenáro "...as reflexões críticas só são úteis se forem partilhadas, para que possam ter um efeito construtivo e abrir a possibilidade de se concretizar uma melhoria do funcionamento das instituições e da qualidade de vida dos cidadãos."

1 de setembro de 2010

De regresso ao trabalho


Nós podemos estar ausentes mas não é por esse facto que os documentos deixam de chegar à biblioteca. Assim, não foi propriamente surpresa encontrar a mesa de trabalho preenchida com jornais, livros, revistas...e que agora necessitam de tratamento adequado.
Mas vamos ao que interessa, de facto!
Hoje inicia-se mais um ano escolar e podeis contar com o nosso trabalho e empenho para vos ajudar a construir um percurso escolar de sucesso.
Aguardamos pela V/ visita já na próxima semana e depois como presença assídua ao longo de todo o ano.
Bom ano e boas leituras,
do José Pina

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]