28 de janeiro de 2011

Um vidro que supera a resistência do aço...


Um grupo de investigadores do Lawrence Berkeley National Laboratory e do California Institute of Technology em colaboração com U.S. Department of Energy apresentaram um novo tipo de vidro formado por uma microliga de paládio, um metal com uma elevada resistência à deformação, o que neutraliza a fragilidade intrínseca dos materiais vítreos mas com múltiplas aplicações.
Na composição do novo material podemos, também, encontrar silício, fósforo, germânio e prata. A estrutura química parece compensar a fragilidade natural do vidro, fazendo dele o primeiro material a ser fabricado resistente a danos que supera a tenacidade e a resistência de qualquer aço. O custo, para já, é um problema considerável, mas a investigação prossegue no sentido de serem incorporados componentes mais baratos e com efeitos equivalentes.

... será que poderemos ter carros e aviões de vidro no futuro?
Na imagem uma microfotografia mostra um entalhe feito no novo vidro metálico, mostrando a blindagem contra a fractura.[Imagem: Ritchie e Demetriou]
fonte: :Berkeley Lab que pode ser acedida com um clic sobre a imagem.

27 de janeiro de 2011

O multilinguismo na UE

Nesta tarde fria de Janeiro a biblioteca acolhe cerca de 100 alunos do 9º e 10º anos para assistir a uma palestra subordinada ao tema: Multilinguismo na União Europeia.

Que línguas?
Factos
Como aprender?
Oportunidades

São os tópicos abordados nesta iniciativa do grupo de inglês e que conta com a presença do Dr. Luís Moreira, tradutor na UE.

Um simples clic sobre a imagem e, também, podes aceder à comunicação.









14 de janeiro de 2011

2ª parte do concurso nacional de leitura / escola


Ontem, na biblioteca, decorreu a 2ª parte da fase de escola do concurso nacional de leitura. Foi uma noite animada e que contou com a presença de alguns pais e amigos.
Doze alunos, seis do 3º ciclo e seis do ensino secundário, disputaram a presença na fase distrital.
Pese a qualidade das respostas e das intervenções, que dificultaram a tarefa do júri e que contou entre os seus elementos com o Presidente da Associação de Estudantes, era preciso encontrar os três finalistas de cada ciclo.
Apurados os resultados:
Beatriz Figueira , Francisco Saramago e Patrícia Santos [3º ciclo]
Inês Martins, Liliana Milheiro e Vanessa Santos [E. Secundário]
são os dignos representantes da Escola.
Estão de parabens todos os alunos que participaram.

13 de janeiro de 2011

“sentir, sinta quem lê” - concurso de fotografia digital



A BECA, Biblioteca Escolar - Centro de Aprendizagem, está a organizar o concurso de fotografia digital que integrará as actividades do Dia da Poesia no dia 21 de Março.
O concurso, aberto a todos os membros da comunidade educativa, conta receber as fotografias de todos os que usam a máquina fotográfica como modo de fixar momentos em registos dados à leitura.

Se todos vivemos este espaço comum, se todos sentimos este mundo que nos enreda, se a todos nos passam cores e luzes pelos olhos, se a descoberta é apenas consequência de olhar, se o mundo se revela sempre, de uma ou de outra maneira, se a constatação do belo ou do feio não é privilégio dos sábios...
por que não captar a poesia com outro meio de registo?
por que não com a máquina fotográfica?
Agarra esta oportunidade de mostrares a diferença do teu olhar e fixa as tuas impressões. Nós vamos divulgá-las.
O concurso tem duas áreas temáticas: “corpo/espaço” e “livre”, subdivididas em cor e preto/branco. A inscrição realiza-se na Escola/BECA, até 07 de Março de 2011. Consulta o regulamento.

6 de janeiro de 2011

CNL - Fase de Escola

À semelhança de anos anteriores esteve concorrida a fase de Escola do Concurso Nacional de Leitura.
Algumas dezenas de alunos do 3º ciclo e do ensino secundário marcaram presença respondendo a questões relacionadas com as obras a concurso: Se perguntarem por mim digam que voei e Conto de Natal [3ºciclo] e Planície de espelhos [E. Secundário].

Brevemente divulgaremos os nomes dos alunos apurados para representar a Escola a nível distrital.

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]