25 de fevereiro de 2011

Os pais e as redes sociais



Hoje pelas 21 horas, na biblioteca, está marcado um encontro com os pais/EE para abordar eventuais problemas associados ao uso das redes sociais.
Um clic na imagem permite aceder a um site, "seguranet", onde é possível recolher muita informação sobre o modo de utilizar a internet de forma segura.

23 de fevereiro de 2011

Zeca Afonso morreu há 24 anos


ZECA AFONSO nasceu em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929. A infância reparte-se entre Aveiro, Angola, Moçambique, Belmonte e Coimbra, devido às sucessivas deslocações profissionais do pai. Expulso do ensino por razões políticas, dedica-se à música e inicia um período de gravações regulares com «Cantares do Andarilho» (1968). Em 1971 recebe o terceiro prémio consecutivo da Casa da Imprensa pelo melhor disco. Em 1985 publica o derradeiro disco, «Galinhas do Mato», onde já só dá voz a dois dos temas. Pelo meio fica toda uma obra toda uma vida dedicada aos valores da liberdade. Morre, no hospital de Setúbal, na madrugada de 23 de Fevereiro de 1987.




14 de fevereiro de 2011

Ano Internacional da Química


O Ano Internacional da Química 2011 [AIQ 2011], proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas [ONU], pretende assinalar e celebrar as conquistas no domínio da química e as suas contribuições para o bem-estar da humanidade.
É neste contexto que lança desafios para a realização de actividades sob o lema:
"Química, nossa vida, nosso futuro"
ao mesmo tempo que oferece outras com carácter interactivo para públicos de todas as idades.
A programação do Ano Internacional da Química está inserida nas actividades da Década para a Educação e Desenvolvimento Sustentável iniciada em 2005.Ainda neste ano de 2011 comemora-se o 100º aniversário do Prémio Nobel da Química de Marie Curie.
um clic na imagem permite aceder à página oficial portuguesa.

10 de fevereiro de 2011

O espelho do mundo


Acede aqui à entrevista.
Também disponível no JL na biblioteca.

7 de fevereiro de 2011

Cidadania Europeia [2]



A actividade sobre a cidadania na UE já começou...

...primeiro com música no átrio da entrada da escola e depois num momento mais formal na biblioteca...

Cidadania Europeia [1]


O despertar da cidadania deve ser visto como um dos momentos mais importantes da vida de qualquer criança ou jovem pois é o momento em que a noção de direito e dever ultrapassa o de interesse pessoal.
Assim se cresce!
É, por isso, muito importante que as preocupações com a cidadania estejam, sempre, nas prioridades centrais da agenda política da União Europeia.
A Cidadania da União Europeia foi estabelecida pelo Tratado de Maastricht, há 19 anos, a 7 de Fevereiro de 1992.
É a oportunidade para que os alunos do 12º ano do curso profissional de acção social trabalhem com alunos mais novos, do 9º ano, os valores da cidadania europeia, tudo coordenado pelo Clube Europeu da Escoa.
Hoje, às 14.50 horas na biblioteca.
Um clic sobre a imagem leva-te a uma página onde podes encontrar informação sobre as questões da cidadania.

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]