Mensagens

A mostrar mensagens de Junho, 2011

Neste fim de ano lectivo...

Imagem
Como já por certo notaram a nossa actividade no blogue diminuiu drasticamente.
Pois é, as aulas acabaram e agora é tempo de balanço.
É tempo de avaliar o trabalho realizado [ e os relatórios são tantos e tão longos...] e é, também, tempo de começar a desenhar o próximo ano.
Depois virá o tempo de uma férias!

Desta forma queremos desejar a todos os que estão a realizar exames óptimas classificações. Aos que já estão de férias, que as aproveitem da melhor forma.
Para todos uma saudação muito especial de um "até um dia destes"

Boas leituras e
um abraço amigo, do José Pina

Acordo ortográfico: o que é que muda ? [5]

Imagem
ACENTOS ELIMINADOS
Palavras como crêem, lêem e semelhantes deixam de ter acento; passam a creem, leem, etc.
Não se coloca acento em palavras graves com o ditongo oi na penúltima sílaba; alcalóide, heróico, jóia, Tróia, Azóia ... passam a alcaloide, heroico, joia, Troia, Azoia.
Eliminam-se os acentos das palavras côa (substantivo e flexão de verbo coar), pára (do verbo parar), péla e pélas (substantivos e flexões do verbo pelar), pélo, pêlo, pêlos, pólo, pólos, pôlo, pôlos, pêra e pêro. Também se eliminam os acentos dos substantivos próprios Côa, Pêra e Pêro. Côa é o nome dum rio, o qual passa a designar-se por Coa. Faz também parte de nomes de localidades, como Vila Nova de Foz Côa, que passa a Vila Nova de Foz Coa. Pêra faz parte do nome de localidades, como Castanheira de Pêra, que passa a Castanheira de Pera. Pêro é nome masculino antigo e elemento do nome de localidades, como Pêro Pinheiro, que passa a Pero Pinheiro.

... o melhor do mundo são as crianças

" A menina feia"

crédito http://margarida-magui.blogspot.com/2010/10/menina-feia-de-luisa-ducla-spoares.html
De Luísa Ducla Soares