30 de novembro de 2011

No aniversário de Mark Twain

Samuel Langhorne Clemens nasceu na Florida, Estados Unidos, a 30 de novembro de 1835. Mais conhecido pelo seu pseudónimo [Mark Twain] foi um escritor e humorista e os romances “As aventuras de Tom Sawyer” e “As aventuras de Huckleberry Finn” deram-lhe notoriedade.
Mas não é de nenhum destes livros que queremos dar conta. A nossa atenção vai para “O príncipe e o pobre”, livro que poderás encontrar na biblioteca com o nº de registo 3135.
Em “O príncipe e o pobre” a imaginação de Mark Twain conduz o leitor a uma história de dois rapazes nascidos no mesmo dia, fisicamente idênticos, mas oriundos de estratos sociais muito diferentes. Tom Canty é um menino pobre e Edward é o príncipe e herdeiro ao trono da Inglaterra. Tom sonha com uma vida de riqueza e aventura. Edward, filho de Henrique VIII, sonha em poder brincar com os rapazes da sua idade. Os desejos de ambos vão tornar-se realidade.








25 de novembro de 2011

A importância de ciência no mundo atual


Tornou-se um lugar comum afirmar que vivemos na era da ciência e da tecnologia, na era da informação. Um mundo em permanente mudança [todos os dias surgem novas descobertas] exige cidadãos informados e preparados para viver num tempo complexo; exige cidadãos que possuam competências para entender a ciência e, outrossim, para desenvolver novas formas de pensar.


Neste contexto pareceu-nos pertinente divulgar o site do "CiênciaHoje", jornal de informação sobre a actividade científica desenvolvida em Portugal e no mundo.
Um clic sobre aimagem permite-nos aceder à página web.


18 de novembro de 2011

Semana da cultura científica

No próximo dia 24 de novembro assinala-se o Dia Nacional da Cultura Científica, data que visa assinalar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência. Este dia insere-se na Semana da Ciência e da Tecnologia.
É neste contexto que deixamos como referência para leitura o livro de João Magueijo [físico português professor de física teórica no Imperial College de Londres]:
“O Grande Inquisidor – A vida extraordinária e o desaparecimento misterioso de Ettore Majorana, génio atormentado da era nuclear”
O livro procura reconstruir a biografia do enigmático e genial físico nuclear italiano Ettore Majorana que desapareceu misteriosamente na noite de 26 de Março de 1938 e, simultaneamente, evidenciar o seu papel no desenvolvimento da ciência nas primeiras décadas do século XX.
Oferece-nos, ainda, “… uma visão surpreendente dos meandros sombrios do mundo científico - tanto as suas dificuldades éticas como as suas por vezes complexas dinâmicas de grupo. O resultado é uma obra arrebatadora que dá conta da descoberta extraordinária de Majorana - o neutrino de Majorana - e sugere novas pistas para um dos mais intrigantes mistérios da ciência.” [Gradiva]
De leitura fácil, mesmo quando são abordados temas de grande complexidade científica, é o livro que não podíamos deixar de recomendar.

Complementamos com um artigo de João Magueijo, sobre Ettore Majorana, publicado no Público e que pode ser acedido com um clic na imagem.

"O grande inquisidor" na tua biblioteca com o nº de registo: 14533

15 de novembro de 2011

Apoio ao trabalho dos alunos

A biblioteca oferece um serviço de apoio ao trabalho dos alunos disponibilizando professores. Das 8.20 horas até às 18.00 horas há sempre professores prontos a ajudar.

Um clic na imagem permite visualizar o mapa completo.

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]