Professores: a idade distingue-os quanto ao uso das tecnologias?


Hoje gostaria de partilhar parte de uma reflexão deixada por Ruivo (2013) questionando-se acerca da função da escola pública num mundo que, goste-se ou não, respira tecnologia.
A reflexão podemos encontra-la num artigo intitulado “Os professores na era digital” onde o autor explana as suas ideias acerca dos problemas decorrentes da existência, nas escolas, de uma geração de professores e de educadores já nascidos na era digital, que trabalha com uma geração de professores que "... envergonhadamente, se sentem infoexcluídos..." 
O mote mereceu-nos atenção mas peca, em nossa opinião, por induzir o leitor numa generalização que não corresponde à realidade. De facto muitos professores nascidos antes da era digital nada receiam acerca do uso das tecnologias e não se sentem, em nada, inferiorizados, relativamente à nova geração de professores quanto ao seu uso pedagógico.

Já quanto à sua opinião final que reproduzimos:

“Hoje, não basta que o aluno só aprenda a ler e escrever textos na linguagem verbal. É necessário que ele aprenda a "ler" e a "escrever" noutros meios, como o são a rádio, a televisão, os programas de multimédia, os programas de computador, as páginas da Internet... Só assim conseguiremos erguer uma escola pública que seja exigente na valorização do conhecimento e promotora da autonomia pessoal. Uma escola pública que não desista de uma forte cultura de motivação e de realização de todos os membros da comunidade escolar. Uma escola pública que assuma os seus alunos como primeiro compromisso e os professores como seu principal valor. E que, em fim, se revele como um espaço de aprendizagem promotor do debate e da reflexão crítica, incentivando-se a participação cívica nesta aldeia global que é o mundo de hoje.”

o nosso acordo não podia ser maior! 

Ruivo, J. (2013). Os professores na era digital. Acedido em http://www.educare.pt/educare/Educare.aspx
imagem recolhida em

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual