25 de janeiro de 2013

Exposição " A física no dia-a-dia", uma primeira impressão

Pois é...
aproximamo-nos a passos largos do final da exposição " A física no dia-a-dia".
Como primeira nota, pois voltaremos ao assunto, não nos merece qualquer dúvida aceitarmos que foi uma aposta ganha pela Escola quando aceitou o desafio de a trazer até nós. Estamos perante um caso de sucesso absoluto.
Durante duas semanas foram muitas centenas de jovens que a visitaram e, mais importante, que a usufruiram porque puderam experimentar! Hoje damos apenas conta da impressão, na forma de um desenho, causada numa das muitas crianças que se deslocaram à biblioteca da escola. Será, por certo, uma experiência que contribuirá para o seu crescimento enquanto pessoa!
Para os professores que têm acompanhado os alunos e para os professores que os recebem, e que prontamente os ajudam quando solicitados, tem sido, também, mais uma oportunidade de fazerem bem o seu trabalho. Naturalmente também saiem mais enriquecidos, pese o esforço suplementar. Os professores continuam a ousar acreditar nos jovens, nas suas potencialidades.

17 de janeiro de 2013

Exposição "Física no dia-a dia"


Rómulo de Carvalho foi professor de Físico-Química e promotor tanto da cultura como do ensino científico em Portugal.
Conhecido como autor de poemas imortais, como "pedra filosofal" ou " lágrima de preta", assinando como António Gedeão, deixou-nos um legado enorme em livros de divulgação científica. "Física no dia-a-dia" é um exemplo.
É precisamente a partir deste livro que a exposição "Física no dia-a dia" foi concebida e que pode ser visitada entre 14 e 25 deste mês de janeiro no espaço da nossa biblioteca.
São 32 atividades experimentais realizadas com materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e piões, panelas e colheres... A exposição está organizada por divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim – onde se exploram as principais áreas da física.
A exposição surpreendente pela sua simplicidade e é a prova de que "o sonho comanda a vida"!
Vem visitá-la, mesmo no sábado e no domingo à tarde.

10 de janeiro de 2013

Resultado da fase de escola do CNL

Mesmo sem foto aqui fica a novidade:

Pois é, aqui estão notícias muito atuais sobre o resultado da fase de escola do Concurso Nacional de Leitura. Numa atividade que contou com a presença de algumas dezenas de pais e amigos, os alunos finalistas apresentaram os seus argumentos de forma brilhante. Ainda assim, foi necessário selecionar os alunos que irão representar o Agrupamento de Escolas do Fundão na fase distrital.
Joana Gonçalves, Núria Guedes e Carlota Inês são as três alunas, do 3º ciclo;
Vanessa Santos, Maria Miguel Félix e Marisa de Jesus são as três representantes na categoria de ensino secundário.
Parabéns e boas leituras!

4 de janeiro de 2013

Fase de escola do CNL 2013

Convidamos a comunidade escolar a assistir às provas de apuramento dos alunos que representarão o Agrupamento de Escolas do Fundão na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2013.

A atividade realiza-se na biblioteca no próximo dia 10 de janeiro, após as 20 horas.

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]