Dia Mundial da Alimentação - Alimentar o Mundo, cuidar o planeta



[Expresso;  |16 de outubro de 2013]

"Alimentar o Mundo, cuidar o planeta", é o lema escolhido em 2014 para assinalar o Dia Mundial da Alimentação.
O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o objetivo de promover uma reflexão sobre a alimentação à escala mundial e tomar consciência do grave problema que é a existência de pessoas com fome.
Ninguém pode ficar indiferente aos números que a agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura revelou: cerca de 1/6 da população mundial passa fome e mais dois mil milhões têm deficiências nutritivas; todos os anos morrem cerca de 2,5 milhões de crianças com fome!
O Parlamento Europeu declarou 2014 como o “Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar” e a ideia é a de promover a tomada de decisões vinculativas que conduzam à resolução do grave problema que é o desperdício alimentar existente na Europa.

Estima-se que a produção anual de resíduos alimentares nos 27 Estados-Membros da UE ultrapasse as 80 milhões de toneladas.

Mas não pensemos que este é um problema que só aos outros diz respeito. A DECO deu conta que se estima que em Portugal são desperdiçados cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos por ano, um terço em nossas casas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual