Mensagens

A mostrar mensagens de Março, 2014

Mudança da hora legal

Imagem
Porque muda a hora?
Com vista a facilitar os transportes e as comunicações foi introduzida, em todos os Estados da União Europeia, uma data e uma hora comuns para o início e o fim do período da hora de verão. O período que foi considerado mais adequado vai do final de março ao final de outubro. O que é a hora de verão? É o período do ano durante o qual a hora é adiantada 60 minutos em relação à hora do resto do ano. Quando é que acontece essa mudança? O período da hora de verão tem início à 1 hora da manhã, do último domingo de março e termina à 1 hora da manhã, tempo universal, do último domingo de outubro momento em que se atrasam os relógios sessenta minutos. Assim, não nos podemos esquecer de, na madrugada do dia 30 de Março de 2014 (domingo), em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 hora da manhã, adiantarmos o relógio 60 minutos.Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à meia-noite.

Árvore, poesia e primavera...

Imagem
Duvidamos muitas vezes que todas as imagens valham mais do que mil palavras. Não é o caso da imagem que reproduzimos e que acaba por unir três acontecimento que hoje celebramos: O dia mundial da árvore, o dia mundial da poesia e o primeiro dia de primavera. Parece que há mesmo imagens que valem por muitas palavras! Ah!..., já agora, passa pela biblioteca e deixa a tua opinião sobre o que é a poesia.
http://andreaaguilarf.wordpress.com/2011/05/16/caligramas-dibujos-con-letras-y-el-cartel/#jp-carousel-19

Ecos do Big Bang

Imagem
A proposta da teoria da relatividade restrita proposta por Albert Einstein em 1905, trouxe consigo uma nova conceção de espaço e de tempo. A sua posterior formulação geral incluiu a gravitação. Os avanços da ciência, e que o século XX vivenciou, permitiram estabelecer um modelo cosmológico em razoável acordo com a realidade e capaz de explicar, por exemplo, a história térmica do universo, fantástico! Mas entre as previsões surge a existência de ondas resultantes da perturbação do campo gravitacional, as ondas gravitacionais primordiais. A sua existência passa pela comprovação realizada indiretamente no último quartel do séc. XX mas sem que tenha sido possível uma observação direta das mesmas. Ontem a comunidade científica deu conta que o telescópio BICEP2 capturou ondas gravitacionais primordiais, os primeiros ecos do Bib Bang. Estamos perante uma evidência experimental da grande explosão que esteve na origem do universo. Existe agora uma prova por observação direta da teoria que su…

Avizinham-se os exames

Imagem
Queiramos ou não, gostemos ou não, concordemos ou não, avizinha-se o tempo em que teremos de realizar exames!
Com a aproximação da época de exames surge naturalmente o stress que importa combater, controlar. No fundo, o que ele transporta é o alerta das coisas que temos para fazer, para organizar, para estudar. Assim sendo, até que não é tão mau pois funciona como um aviso para a necessidade de planeares bem o teu tempo. Resolvemos dar-te uma ajuda, pois são muitas as coisas que tens de fazer, de planear, colocando na barra lateral deste espaço virtual da biblioteca alguma informação que é importante que conheças.

Um clic nesta imagem conduz à norma 01/JNE/2014.