Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2014

Hoje, no agrupamento, sentiu-se Abril.

Imagem
Os versos de Zeca Afonso presentes na escadaria de acesso à escola ecoaram bem no fundo de todos os presentes e foram centenas.
E quando a canção gaivota se fez ouvir, ela fez questão de estar presente!

25 de Abril, sempre!


No Dia Mundial do Livro...no átrio da entrada, nas bibliotecas...

Imagem
Os livros

É então isto um livro,
este, como dizer?, murmúrio,
este rosto virado para dentro de
alguma coisa escura que ainda não existe
que, se uma mão subitamente
inocente a toca,
se abre desamparadamente
como uma boca
falando com a nossa voz?
É isto um livro,
esta espécie de coração (o nosso coração)
dizendo “eu” entre nós e nós?

de Manuel António Pina

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

Imagem
E deixamos a informação de mais atividades que visam assinalar o Dia Mundial do Livro, estas coordenadas pelo núcleo de estágio de Português e Espanhol. Nos dias 23, 24 e 28 de abril, no átrio da entrada da escola Secundária e da escola João Franco, serão expostas frases elaboradas pelos alunos sobre a importância do livro. No dia 23, às 11.45 horas, os alunos do 10ºLH e do 10ºCSE participarão na atividade “Em busca do livro perdido” e terão um momento de partilha de leituras, com convidados especiais, na biblioteca da Secundária. Ainda, no dia 24, às 15 horas, na biblioteca da Secundária, teremos a presença da professora Teresa Correia com “ Leituras de Mia Couto”.

Dia Mundial do Livro 2014

Imagem
O Jardim de Infância e a EB de Fatela vão associar-se à celebração do Dia Mundial do Livro, com um desfile sobre o livro " O Principezinho" e com a distribuição de marcadores apelando à leitura. A atividade integra-se no projeto do JI de Fatela "A Roda das Histórias com Sabor a Chocolate".

Florescem cravos no átrio da nossa escola!

Imagem
...\

Foi esta força viril
de antes quebrar que torcer
que em vinte e cinco de Abril
fez Portugal renascer.

...|

Agora que já floriu
a esperança na nossa terra
as portas que Abril abriu
nunca mais ninguém encerra.
...|

in As portas que Abril abriu
Ary dos Santos






Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril

Imagem
O IBBY (International Board on Books for Young People) propôs em 1967 o dia 2 de abril como o Dia Internacional do Livro Infantil para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de algumas das histórias mais lidas em todo o mundo e traduzido para mais de 125 línguas! O Patinho feio, Os sapatinhos vermelhos, O soldadinho de chumbo, A sereiazinha, O pinheirinho de natal, A rapariguinha dos fósforos, João pateta… são algumas dessas histórias. Todos os anos, o IBBY convida um autor para assinalar este dia com uma mensagem que enalteça o prazer e a importância de ler. "Sem o escritor, a história nunca teria nascido, mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver", Siobhán Parkinson. Deixamos os cartazes do IBBY e da DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas). E recordamos que em boa hora mereceu este autor a atenção do projeto “Maletas de Leitura” que integrou a apresentação de ”Vi…

25 de Abril - a liberdade saíu à rua

Imagem
Será que a parede da sala de professores vai ser pequena para tantos cravos?