24 de abril de 2014

Hoje, no agrupamento, sentiu-se Abril.




Os versos de Zeca Afonso presentes na escadaria de acesso à escola ecoaram bem no fundo de todos os presentes e foram centenas.

E quando a canção gaivota se fez ouvir, ela fez questão de estar presente!

25 de Abril, sempre!



23 de abril de 2014

No Dia Mundial do Livro...no átrio da entrada, nas bibliotecas...

Os livros

É então isto um livro,
este, como dizer?, murmúrio,
este rosto virado para dentro de
alguma coisa escura que ainda não existe
que, se uma mão subitamente
inocente a toca,
se abre desamparadamente
como uma boca
falando com a nossa voz?
É isto um livro,
esta espécie de coração (o nosso coração)
dizendo “eu” entre nós e nós?

de Manuel António Pina

21 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.


E deixamos a informação de mais atividades que visam assinalar o Dia Mundial do Livro, estas coordenadas pelo núcleo de estágio de Português e Espanhol.
Nos dias 23, 24 e 28 de abril, no átrio da entrada da escola Secundária e da escola João Franco, serão expostas frases elaboradas pelos alunos sobre a importância do livro.
No dia 23, às 11.45 horas, os alunos do 10ºLH e do 10ºCSE participarão na atividade “Em busca do livro perdido” e terão um momento de partilha de leituras, com convidados especiais, na biblioteca da Secundária. Ainda, no dia 24, às 15 horas, na biblioteca da Secundária, teremos a presença da professora Teresa Correia com “ Leituras de Mia Couto”.

15 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro 2014


O Jardim de Infância e a EB de Fatela vão associar-se à celebração do Dia Mundial do Livro, com um desfile sobre o livro " O Principezinho" e com a distribuição de marcadores apelando à leitura. A atividade integra-se no projeto do JI de Fatela "A Roda das Histórias com Sabor a Chocolate".

3 de abril de 2014

Florescem cravos no átrio da nossa escola!


...\

Foi esta força viril

de antes quebrar que torcer
que em vinte e cinco de Abril
fez Portugal renascer.

...|


Agora que já floriu

a esperança na nossa terra
as portas que Abril abriu
nunca mais ninguém encerra.
...|

in As portas que Abril abriu
Ary dos Santos






1 de abril de 2014

Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril

 


O IBBY (International Board on Books for Young People) propôs em 1967 o dia 2 de abril como o Dia Internacional do Livro Infantil para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de algumas das histórias mais lidas em todo o mundo e traduzido para mais de 125 línguas! O Patinho feio, Os sapatinhos vermelhos, O soldadinho de chumbo, A sereiazinha, O pinheirinho de natal, A rapariguinha dos fósforos, João pateta… são algumas dessas histórias.
Todos os anos, o IBBY convida um autor para assinalar este dia com uma mensagem que enalteça o prazer e a importância de ler. "Sem o escritor, a história nunca teria nascido, mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver", Siobhán Parkinson.
Deixamos os cartazes do IBBY e da DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas). E recordamos que em boa hora mereceu este autor a atenção do projeto “Maletas de Leitura” que integrou a apresentação de ”Viajando com Andersen”, pelas alunas do Curso Profissional de Ação Psicossocial. Foi em outubro de 2010, aqui na nossa biblioteca e deixamos essa evidência.

25 de Abril - a liberdade saíu à rua

Será que a parede da sala de professores vai ser pequena para tantos cravos?

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]