Dia Mundial da Terra

De 28 de janeiro a 7 de fevereiro de 1969 ocorreu um desastre ambiental de enormes proporções, no canal de Santa Bárbara, perto da cidade de Santa Bárbara, na Califórnia. Um derrame petrolífero da plataforma A da Union Oil jorrou no mar o equivalente a 80.000 a 100.000 barris de petróleo. Além de terem sujado praias, morreram cerca de 3.500 aves marinhas, além de leões-marinhos, focas e outros animais marinhos.
O senador norte americano Gaylor Nelson, tendo ficado muito perturbado com esse desastre ambiental criou, em 1970, o dia mundial da Terra.
Todos os anos, a 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra para alertar a população mundial para as alterações climáticas e para a destruição dos ecossistemas, provocados pelos homens e, também, para promover a tomada de posição por cada um de nós, em defesa do ambiente.
De 1970 até hoje, esta data comemorativa tem no seu histórico mais de mil milhões de atos realizados por crianças, jovens, homens, mulheres para melhorar, de alguma forma, o ambiente e proteger a Terra.
É possível ser consumidor e contribuir para melhorar o ambiente?
Alguma vez viste uma lixeira urbana?
Alguma vez pensaste como obténs a água em casa, para todos os fins que lhe damos?
texto enviado por Eduarda Andrade

Comentários

Anónimo disse…
É importante perceber que não é o outro que contribui para a degradação do ambiente e da Terra, como lugar onde vivemos. Sou eu, és tu, somos todos nós. Somos consumidores.

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual