22 de abril de 2015

Dia Mundial da Terra

De 28 de janeiro a 7 de fevereiro de 1969 ocorreu um desastre ambiental de enormes proporções, no canal de Santa Bárbara, perto da cidade de Santa Bárbara, na Califórnia. Um derrame petrolífero da plataforma A da Union Oil jorrou no mar o equivalente a 80.000 a 100.000 barris de petróleo. Além de terem sujado praias, morreram cerca de 3.500 aves marinhas, além de leões-marinhos, focas e outros animais marinhos.
O senador norte americano Gaylor Nelson, tendo ficado muito perturbado com esse desastre ambiental criou, em 1970, o dia mundial da Terra.
Todos os anos, a 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra para alertar a população mundial para as alterações climáticas e para a destruição dos ecossistemas, provocados pelos homens e, também, para promover a tomada de posição por cada um de nós, em defesa do ambiente.
De 1970 até hoje, esta data comemorativa tem no seu histórico mais de mil milhões de atos realizados por crianças, jovens, homens, mulheres para melhorar, de alguma forma, o ambiente e proteger a Terra.
É possível ser consumidor e contribuir para melhorar o ambiente?
Alguma vez viste uma lixeira urbana?
Alguma vez pensaste como obténs a água em casa, para todos os fins que lhe damos?
texto enviado por Eduarda Andrade

17 de abril de 2015

José Mariano Gago, o físico que marcou uma geração

Deixou de estar entre nós, fisicamente, José Mariano Gago.
Não é um lugar comum afirmar que com o desaparecimento de José Mariano Gago o país ficou mais pobre, ficou de facto e tal traduzir-se-á numa perda dificilmente substituível. Tivemos o privilégio de estar com ele algumas vezes, a última quando o recebemos na nossa biblioteca num colóquio que marcou o encerramento das comemorações do Ano Mundial da Física, estávamos em novembro de 2005. Ficará para sempre retido na nossa memória o interesse, aquele brilhozinho nos olhos, que manifestava pela investigação científica e em particular quando eram os jovens a realizá-la. Singelamente, prestamos homenagem a este vulto enorme da cultura portuguesa em geral e das ciências em particular, permitindo-nos publicar três fotografias que registam a sua vinda à Escola em 1998,no âmbito do programa Ciência Viva e que elevou de forma indesmentível. Obrigado professor e até sempre!

 

15 de abril de 2015

Agrupamento na final nacional do CNL


Ao centro, Alexandra Costa (9º ano) e Rafael Almeida (12º ano) em destaque na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. O Rafael alcançou o 2º lugar na categoria do ensino secundário e a Alexandra foi a grande vencedora na categoria do 3º ciclo e por isso estará presente na fase final nacional em represenação do distrito.
A todos os participantes e lembramos também a Rita Belchior, a Inês Almeida e a Cláudia Cruz, deixamos uma palavra de apreço pelo modo brilhante como representaram o nosso Agrupamento de Escolas. Naturalmente não podemos esquecer os professores que os acompanham e que com eles trabalham ao longo do tempo. Por fim, endereçamos, também, uma palavra de consideração para os pais como primeiros responsáveis pela sua educação e, como tal. corresponsáveis pelos resultados alcançados.

O resultado não sei! Mas que estão bem dispostas ninguém duvida. Começou agora a prova do CNL.

Alunos na fase distrital do CNL.

14 de abril de 2015

Nos 50 anos... um fragmento do discurso de há 25 anos atrás!

Sim, nós sabemos que estamos em falta porque não temos colocado novos "posts".

video
Para compensar publicamos, hoje, parte de um documento único que faz parte da história da nossa escola. Trata-se de um pequeno fragmento do discurso do saudoso Dr. Júlio Ferreira na comemoração dos 25 anos!
Penso que estamos perdoados.


7 de abril de 2015

Será que a matemática serve para alguma coisa?

São pouco mais de 10 horas e na biblioteca, Francisco Dionísio professor na FCULisboa, faz uma apresentação para alunos do 11º ano de CT sobre o desenvolvimento da ciência e o papel da matemática enquanto linguagem natural capaz de o interpretar e suportar.
São cerca de 60 jovens que têm a possibilidade de viajar por entre temas tão complexos como o aparecimento do bosão de Higgs ou as propostas de Mendel ou a divisão celular...ou o significado estatístico dos dados recolhidos durante os processos de investigação...
Apresentação magnífica cheia de curiosidades contextualizadas no tempo e referenciadas aos seus proponentes.


Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]