20 de dezembro de 2015

Feliz Natal e Bom Ano 2016

Assim, como quem não quer a coisa, chegamos ao final do primeiro período.
Para ver e rever deixamos um vídeo do último dia das comemorações dos 50 anos, agora que já lá vai um mês desde que foram encerradas as atividades.[Obrigado ao prof. Luís Branco e aos alunos que o acompanharam no trabalho].[um clic na imagem para visionar].
Agora resta-nos desejar a todos um Feliz Natal e um Bom Ano 2016.
Reeencontramo-nos em janeiro.

10 de dezembro de 2015

O que são os direitos humanos?


Um vídeo que questiona e esclarece sobre o que são os direitos humanos.
Esclarecedor!

Frases dos alunos do 9ºD inspiradas no vídeo

2 de dezembro de 2015

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em 1998 a ONU avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e desde então, assinala-se a 3 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Com a solenização deste dia pretende-se consciencializar a população da importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade.
Em cada ano, as atividades associadas às comemorações deste dia centram-se num tema específico e para 2015 foi escolhido: "A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades".
No Agrupamento o dia não podia ser esquecido e os professores responsáveis pelo gabinete AES editaram um folheto informativo com o tema "porque temos de ser iguais na diferença..." e convidamos toda a comunidade educativa a fazer a sua leitura bastando para clicar na imagem.

1 de dezembro de 2015

Nos 50 anos da criação da escola...


A ideia de assinalar os 50 anos da criação desta instituição é de louvar, afinal é meio século de trabalho público com qualidade reconhecida, e apontava para um conjunto de atividades diversificadas e, entre elas, a elaboração de uma revista que desse conta desse trajeto embora, desde muito cedo, se adivinhassem grandes dificuldades em obedecer ao modelo pretendido tão grande era a tarefa e tão grandioso o conteúdo, para tão pequeno formato. 
As dúvidas rapidamente se transformaram em certezas pois cedo se percebeu a dificuldade em conciliar a vontade de fazer algo diferente com um manancial tão grande de informação e um campo tão vasto de pesquisa com o modelo do suporte que lhe estava destinado. Decididamente, o suporte em forma revista era insuficiente.
Em boa hora foi possível decidir pela elaboração de uma revista e pela publicação de um livro que desse a conhecer o que foi o trajeto do Fundão no que ao ensino diz respeito.
Apontamentos para a história do ensino no Fundão, cruza agora o tempo num momento de encontro [de reencontro] de comunicação e de partilha que envolverá a autora e todos quantos se sentem, são, fundanenses identificados com a evolução de um território construído tantas vezes e por largos períodos na adversidade, mas suportado pelo querer de um povo que não enjeita causas e que foi capaz de edificar o futuro que é hoje presente.
Disponível na biblioteca da escola.

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]