"Dia Mundial da Erradicação da Pobreza"

Ontem, 17 de outubro, assinalou-se o “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”.
Desde há 24 anos que se assinala esta data com o objetivo de alertar para a necessidade de defender um direito básico do ser humano. Alguns anos antes, em 1987, e respondendo ao apelo de Joseph Wresinski, 100 mil pessoas reuniram-se em Paris elevando a sua voz e alertando para a situação das pessoas vítimas da fome e da pobreza.
Ontem Portugal tomou consciência dos dados divulgados pelo Eurostat: 26,6% da população portuguesa que está em risco de pobreza ou exclusão social. Em Portugal 9,6% da população vive uma situação de “privação material severa” e pouco satisfaz que se afirme que a média da UE seja 8,1%! O valor é relativo a 2015 e tende a refletir o resultado das políticas que conduziram a uma crise económica e financeira pelo menos para alguns, a maioria.
Para refletir deixamos as conclusões do relatório sobre a riqueza mundial divulgado pelo Crédit Suisse: 1% da população mundial, a mais rica, tem tanto dinheiro como os restantes 99%. Ou seja, 1% do total da população possui metade do valor total de ativos disponíveis no mundo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância de ciência no mundo atual