29 de novembro de 2016

Os descobrimentos portugueses


Esta edição de “Os Descobrimentos Portugueses”, de Jaime Cortesão, é exclusiva do jornal Expresso. São cerca de 960 páginas distribuídas por 8 volumes. O texto de Jaime Cortesão (1884-1960) é acompanhado de um prefácio de Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, e ainda de um posfácio de João Paulo Oliveira e Costa, que contextualizaram esta obra ímpar.
Disponível na tua biblioteca.

17 de novembro de 2016

Dia Mundial da Filosofia


... a reflexão filosófica é, acima de tudo, um apelo à humildade, ao diálogo racional, à construção de soluções comuns para os desafios que estão para além do nosso controlo. ... esta é a melhor maneira de educar, de preparar cidadãos tolerantes e capazes de combater os preconceitos. A reflexão filosófica não pode ser dissociada das questões da paz e do desenvolvimento sustentável.
um clic na imagem para aceder ao site da UNESCO adaptado da mensagem de Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO 

16 de novembro de 2016

Dia Internacional da Tolerância

Para assinalar o Dia Internacional da Tolerância solicitamos aos alunos que escrevessem uma frase sobre o significado de tolerância. Brevemente daremos conta das respostas mas, para já, deixamos uma nuvem construída com as palavras-chave retiradas das frases.

14 de novembro de 2016

Super Lua - 14 de novembro 2016


A trajetória da Lua em torno da Terra não é circular, ela é elíptica embora com uma excentricidade relativamente pequena. A imagem que reproduzimos disso nos dá conta. Porque não é circular, a Lua aproxima-se e afasta-se da Terra para valores compreendidos entre os 356.440 km [o ponto mais próximo designado de perigeu] e os 404.000km [o ponto mais distante, designado de apogeu]. Naturalmente a Lua não diminui ou aumenta de volume, no entanto vemo-la maior ou menor devido à sua aproximação ou afastamento. Ainda assim, não podemos confundir esta situação com a ilusão de ótica, sensação que temos de ver a Lua maior, quando temos pontos de referência, normalmente prédios, árvores…, o que acontece quando a vemos no seu ponto mais baixo, no horizonte. O fenómeno de “super-Lua” que hoje, 14 de novembro acontece, ocorre porque temos a máxima aproximação da Lua à Terra, e coincidindo com a lua cheia, o que proporcionará um acréscimo no tamanho como a visualizamos [~14%] e um acréscimo de brilho [~30%].
Deixamos o desafio: Próximo das 18.00 horas câmaras e telemóveis apontados para a Lua para recolher imagens que nos podem enviar via e-mail. Nós vamos publicá-las!

9 de novembro de 2016

Fernando Pessoa e Camilo Castelo Branco

  

A biblioteca disponibiliza vários títulos da "Obra essencial de - Fernando Pessoa e Camilo Castelo Branco"

3 de novembro de 2016

A surdez em contexto escolar

As bibliotecas do Agrupamento disponibilizam para consulta interna o documento: A surdez em contexto escolar: Identificação, Diagnóstico e Intervenção.
Trata-se de um guião de apoio elaborado pela docente do ensino especial Natália Marques e Sara Gata, terapeuta da fala.
De acordo com as autoras do trabalho o documento assume-se como um instrumento auxiliar da intervenção educativa para evitar as barreiras comunicativas.
Fica o desafio para a sua consulta!

Ajuda - construção de resumos

Mapa de conceitos - Guião para construção [dez 2015]

Apoio à literacia [revisto em setembro 2015]